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Alexandre Stival, CEO da Stival Alimentos: 3% do faturamento investido em pesquisa e desenvolvimento | Bathista Lima  Central Press
Alexandre Stival, CEO da Stival Alimentos: 3% do faturamento investido em pesquisa e desenvolvimento| Foto: Bathista Lima Central Press

R$ 8 milhões é a previsão de faturamento da Stival Alimentos com a venda de Rice Cup durante esse ano. Em um só turno, são produzidas 600 caixas do produto por dia. No ano passado, a Stival faturou R$ 103 milhões, com mais de 300 produtos no mercado.

O teste foi bastante rigoroso: depois de quatro anos de pesquisa e R$ 4 milhões em investimentos, o Rice Cup, risoto instantâneo da Stival Alimentos, fez a estreia no mercado durante a 30.ª feira da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo, uma das mais importantes do setor, com a participação de representantes de 50 países. Durante os três dias de evento, mais de 20 empresas estrangeiras conheceram o produto. O lançamento superou a expectativa do CEO da companhia, Alexandre Stival. "Consolidadas as vendas dos contatos iniciais, vamos colocar um milhão de potes nos próximos 30 dias", comemora.

O Rice Cup é a aposta da empresa para ampliar o mercado interno e conquistar distribuidores estrangeiros. Disponível em cinco sabores, a refeição fica pronta entre 2 e 3 minutos com adição de 250ml de água quente na própria embalagem, que também contém uma colher descartável, para facilitar o consumo imediato. O preço ao consumidor deve ficar em R$ 3,50.

A ideia surgiu durante uma viagem de Stival a China, onde observou a grande oferta de alimentos instantâneos. Na volta, decidiu investir em um produto inovador, inédito no mercado brasileiro. "O empresário que quer continuar no mercado precisa inovar constantemente", diz o CEO, que assumiu a direção da indústria criada em 1971 pelo pai, Antônio.

Além da pesquisa e desenvolvimento do novo produto, feito inteiramente dentro da empresa, Stival precisou ampliar a fábrica para acomodar a linha de produção. Em 90 dias, a capacidade da indústria instalada em Santa Felicidade, em Curitiba, vai crescer 30%. Em um só turno, são produzidas 600 caixas de Rice Cup por dia. A meta é chegar a 2 mil por dia.

Nos últimos quatro anos, a Stival lançou novos produtos instantâneos ou semi-prontos , como o risoto no pacote, a polenta cremosa, mistura para quibe, purê de batata e a farofa crocante. "Com o Rice Cup, vamos acelerar as vendas no mercado interno. Se você não tem um produto diferente, as grandes redes varejistas não dão muita atenção e fica mais difícil entrar na prateleira", diz.

Para renovar o portfólio, a empresa investe 3% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. A equipe responsável pelo Rice Cup, por exemplo, inclui engenheiro de alimentos, nutricionista e um chef gourmet, que adapta a receita industrial a paladares mais elaborados.

O lançamento do Rice Cup deve acrescentar R$ 8 milhões ao faturamento da indústria em 2014. No ano passado, a Stival faturou R$ 103 milhões, com mais de 300 produtos no mercado. O Feijão Caldo Bom é o carro chefe da marca, com 40% das vendas.

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