• Carregando...

O ritmo de expansão da construção civil diminuiu em setembro, de acordo com sondagem do setor divulgada nesta sexta-feira (29) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala onde valores acima de 50 pontos significam crescimento, o indicador ficou em 53,8 pontos no nono mês do ano, ante 56 pontos no mês anterior.

De acordo com o documento, "o resultado se deu pelo pior desempenho das médias e grandes empresas, que se mantiveram expandindo, mas de forma menos disseminada".

Ainda assim, a atividade em setembro na construção civil ficou acima do usual para o mês. O indicador de nível de atividade efetivo em relação ao usual registrou 54,3 pontos. Termômetro do aquecimento do setor, entre as grandes empresas, esse indicador chegou a 57,4 pontos.

A sondagem também mostra que o número de empregados na construção civil no terceiro trimestre do ano foi superior ao do segundo trimestre. A média do indicador entre julho e setembro foi de 56,2 pontos, revelando um aumento nas vagas de trabalho 3 3 pontos superior ao do trimestre anterior. "Mais uma vez, o destaque foram as grandes empresas, com indicador em 59,7 pontos", apontou a CNI.

A falta de trabalhadores qualificados continuou sendo o principal problema apontado pelos entrevistados no terceiro trimestre, sendo citado por 64% dos empresários. O segundo problema mais citado foi a elevada carga tributária (58%), seguido pelo custo da mão de obra (30,2%).

O otimismo dos empresários também ficou menor em outubro. A expectativa quanto ao aumento da atividade recuou de 65,3 pontos em setembro, para 60,8 pontos. Da mesma forma, a perspectiva quanto a novos empreendimentos caiu de 63,1 pontos para 61,2 pontos. Além disso, a estimativa para aumento de compras de insumos e matérias-primas diminuiu de 64,2 pontos para 59,9 pontos.

Com isso, a expectativa para novas contratações no setor também recuou na comparação com o trimestre anterior. O indicador ficou em 58,8 pontos ao fim do terceiro trimestre, patamar 5,7 pontos abaixo do registrado no trimestre anterior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]