• Carregando...

Brasília - Na tentativa de amenizar o clima de tensão nas áreas de construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, governo, empresários e sindicalistas negociam a redução do ritmo das obras e a possibilidade de demissão de trabalhadores. Com isso, deve ser fechado um terceiro cronograma para a entrega dos empreendimentos.

Pela previsão original, as obras deveriam ser entregues em janeiro de 2013, mas houve a antecipação para março de 2012, o que levou a empresa a contratar mais trabalhadores. Para o governo, a ampliação no número de trabalhadores pode ter resultado na tensão no local, com a paralisação dos trabalhadores e os conflitos.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que o novo cronograma deve ser elaborado por empresários e sindicalistas. "Muitas das obras, em Jirau e Santo Antônio, vão diminuir o ritmo até por solicitação dos sindicatos e do próprio governo. É um contingente muito exagerado de trabalhador que fica sem controle. Eles [empresários] querem antecipar, mas queremos que seja cumprido o cronograma estabelecido", disse o ministro.

Lupi disse que ainda não é possível avaliar o número de demissões e que uma radiografia exata das obras está sendo levantada. São 16 mil trabalhadores em Santo Antônio e cerca de 20 mil em Jirau.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]