• Carregando...
Veja a evolução do emprego no Brasil e no Paraná |
Veja a evolução do emprego no Brasil e no Paraná| Foto:

Ao contrário do observado no Brasil, o Paraná criou menos empregos em abril na comparação com março. O número de vagas é positivo – foram 20.593 empregos formais no último mês –, mas o ritmo de crescimento está mais fraco, acompanhando o movimento dos setores de serviço, construção civil e agropecuária. Todos apresentaram variação positiva, mas menor do que a registrada no mês anterior. Na média nacional, construção civil e serviço também tiveram redução de ritmo, mas não de forma tão acentuada.

O maior descompasso é visto no setor de agropecuária. Enquanto o país apresentou crescimento de 275% de março para abril, no Paraná o ritmo caiu pela metade (-54%). Com isso, o setor perdeu participação na abertura de vagas: em março representava 9,10% do total de novas oportunidades; em abril, o número foi de 4,56%. O setor que mais empregou no mês passado foi a indústria, com 8.083 vagas – 34,85% do total. No acumulado do ano, a indústria também é que mais emprega, passando o setor de serviço, que até março era o que mais havia gerado empregos.

A diferença entre a abertura de vagas no interior e em Curitiba e região metropolitana também aumentou nos últimos dois meses. Até março, a RMC tinha participação de 44% no total de empregos gerados. Agora, a participação caiu para 41%, e o interior passou a representar quase 59% do total de novas vagas no acumulado do ano. Ao todo, o Paraná criou 71.411 postos de trabalho em 2010 – número menor do que o registrado em 2008, quando foram abertas 78.479 vagas, recorde da série histórica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]