Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Futuro

Rodando Windows 7 e com configuração espartana, netbook surpreende

Sttutgart - A Nokia criou um dos melhores modelos de netbooks já fabricados. O Booklet 3G seguiu à risca o conceito de que um computador ultraportátil deve ser leve, se co­­nectar à web em qualquer lugar e servir bem para navegar na internet e realizar tarefas simples. Com o aparelho, a Nokia esquentou a briga pela duração de bateria. Se a maior parte dos modelos de netbooks aguenta trabalhar por até 4 horas fora da tomada – 6 horas era um trunfo para pou­quís­simos –, o Booklet 3G pro­me­te deixá-lo ligado por 12 horas.

Nos outros recursos e no de­­sign, a Nokia parece ter emprestado o minimalismo do Macbook Air, da Apple. O aparelho não tem entrada para cabo de rede (ethernet), traz três entradas USB, não tem leitor de CD/DVD nem possui sistema de ventilação. Ele ainda tem uma tela de 10 polegadas e 2 centímetros de espessura. Mas é estranho que o netbook da Nokia não venha com coisas básicas. Não dá para ligar um microfone, por exemplo. Sua saída de áudio é só para fones de ouvido e é preciso usar o microfone embutido, acima da webcam.

Mesmo tendo uma configuração ruim para rodar vídeos, a Nokia colocou uma saída de vídeo de alta definição (HDMI), padrão que serve para ligar o computador em TVs de LCD e plasma. E ele roda vídeos de alta definição (720 linhas) com uma qualidade de imagem impressionante para um computador desse tipo. Outro problema é o gabinete selado, que praticamente obriga a levar o netbook a assistências especializadas da Nokia para trocar peças danificadas.

Com um chip Intel Atom Z530 de 1.6 GHz, 1 GB de memória RAM e o Windows 7 – o que chega a ser surpreendente, num mundo onde impera o XP – , o netbook da Nokia engasga para rodar e abrir mais de um programa ao mesmo tempo. Já era de se esperar de uma configuração de um netbook do tipo.

Mesmo assim o Booklet 3G impressiona – vale tudo o que promete. Resta saber se os concorrentes não terão aparelhos melhores quando ele chegar ao Brasil (no segundo semestre de 2010, e ainda sem preço definido). Na Europa, onde ele começa a ser vendido em outubro, custará 575 euros (R$ 790).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.