Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Importação

Rússia reabre mercado para Santa Catarina

Governo brasileiro precisa enviar uma relação das empresas em condições de atender às exigências sanitárias. País deixou de importar carne suína do estado catarinense em 2005

O governo russo deve voltar a importar nas próximas semanas carne suína in natura de Santa Catarina. A retomada das compras estaria na dependência de o Ministério da Agricultura brasileiro enviar para as autoridades russas uma relação das empresas catarinenses que estariam em condições de atender às exigências sanitárias. "Aparentemente está tudo acertado. Falta apenas o governo brasileiro enviar as informações necessárias", diz Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs).

A Rússia deixou de importar carne suína de Santa Catarina em 2005, após os casos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná. Superado o problema, os russos voltaram a importar do Brasil, mas deixaram de fora o Estado, único reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de aftosa sem vacinação. "A volta das importações deixa nossos produtores em pé de igualdade com os demais Estados. A partir de agora teremos pelo menos a chance de tentar acessar aquele mercado", afirma José Zeferino Pedroso, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

O último ano em que Santa Catarina exportou para a Rússia foi em 2005 e chegou a 250 mil toneladas, enquanto as exportações do País totalizavam 400 mil toneladas. Apesar da possibilidade aberta para Santa Catarina, o presidente da Abipecs não acredita em um aumento no volume da exportação brasileira para aquele mercado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.