• Carregando...
No ano passado foram embarcadas 3,6 milhões de toneladas de carne de frango | Stringer/Reuters
No ano passado foram embarcadas 3,6 milhões de toneladas de carne de frango| Foto: Stringer/Reuters

As exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 538 mil toneladas nos primeiros dois meses de 2009, uma queda de 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) nesta quarta-feira (11).

Esse volume representou receita de US$ 710 milhões, queda de 28,2% ante 2008, informou a entidade, destacando que o mês de fevereiro teve três dias úteis a menos.

"Os números estão de acordo com a expectativa (...), e confirmam que foi acertada a iniciativa da entidade de, no final de 2008, recomendar uma redução de 20 por cento na produção avícola destinada à exportação", disse a Abef em comunicado.

Para o mês de março, a entidade destacou que os volumes e os preços nas negociações que já estão em curso apontam para um patamar melhor para as exportações, o que indica uma recuperação a partir do segundo trimestre.

Assim, a Abef manteve sua projeção de um crescimento de até 5% nos volumes exportadores neste ano. No ano passado foram embarcadas 3,6 milhões de toneladas de carne de frango. País exportador

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Oriente Médio respondeu por 175 mil toneladas dos embarques no primeiro bimestre deste ano, uma queda de 4 por cento, sendo que a receita caiu 30 por cento ante o mesmo bimestre de 2008, para 213 milhões de dólares.

Já os embarques para a Ásia somaram 126 mil toneladas, uma queda de 11 por cento. A receita atingiu 193 milhões de dólares, recuo de 18 por cento.

Para a América do Sul houve aumento de 18 por cento no volume, para 36 mil toneladas, e de 40 por cento na receita, para 63 milhões de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]