• Carregando...

O Ministério da Economia da Rússia cortou de 4,2 para 4,1 por cento a previsão de crescimento do país em 2011, afirmou um representante do governo neste sábado (27). A revisão acontece em um cenário de cortes orçamentários e aumento das importações.

O vice-ministro Andrei Klepach não excluiu o risco de uma nova futura desaceleração da economia por causa dos fracos dados do primeiro semestre.

"O primeiro semestre foi fraco. Se isso continuar o ano todo, talvez possamos ver (um crescimento) de 3,8 por cento ou 3,9 por cento", afirmou, apesar de o ministério ter aumentado a previsão do preço do barril de petróleo em 2011 de 105 para 108 dólares.

O produto interno bruto (PIB) da Rússia cresceu 3,7 por cento no segundo trimestre, contra 4,1 por cento nos três primeiros meses do ano.

Os comentários de Andrei Klepach contrastam com os que ele mesmo fez há um mês, quando falava de crescimento estável e rublo forte.

Mas a queda do preço do petróleo, item chave para a economia russa, por causa da crise da dívida na Europa, obrigou o governo a revisar suas previsões.

Além disso, os cofres públicos devem ficar com menos dinheiro porque os gastos aumentam com a chegada das eleições parlamentares em dezembro e das presidenciais em março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]