• Carregando...
 | Antonio Cruz - ABR
| Foto: Antonio Cruz - ABR

Com o aval da Câmara dos Deputados para o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, já começam as especulações sobre a composição da equipe econômica do governo de Michel Temer. Confira os nomes que vêm sendo sondados para ocupar o Ministério da Fazenda e o Banco Central.

Ministério da Fazenda

ABR

Henrique Meirelles – Presidente do Banco Central durante os dois mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, atualmente é presidente do Conselho da J&F Investimentos, membro do Conselho do Lloyd´s de Londres e do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás. Ao sair do governo, se filiou ao PMDB.

ABR

Armínio Fraga – Presidente do Banco Central durante o segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Armínio Fraga é economista com doutorado pela universidade de Princeton (EUA). Fundador da Gávea investimentos, foi anunciado por Aécio Neves como sendo seu ministro da Fazenda caso vencesse as eleições presidenciais de 2014.

Folhapress

Paulo Leme – Presidente do grupo de investimentos Goldman Sachs no Brasil, Paulo Leme trabalha para a instituição desde 1993. Já ocupou o cargo de economista chefe do grupo na América Latina.

ABR

Paulo Hartung – É economista e atualmente governa o estado do Espírito Santo. Filiado ao PMDB, Hartung já foi senador e prefeito de Vitória. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso ocupou o cargo de Diretor de Desenvolvimento Regional e Social do BNDES.

Christian Rizzi/Gazeta do Povo

José Serra – Economista, José Serra foi ministro de Planejamento e Orçamento do governo Fernando Henrique Cardoso, gestão na qual ocupou também o Ministério da Saúde. Serra já foi prefeito da cidade de São Paulo, e governador do estado. Atualmente é senador da República.

Banco Central

ABR

Luiz Fernando Figueiredo – Graduado em administração, Luiz Fernando Figueiredo ocupou a Diretoria de Política Monetária do Banco Central durante a gestão de Armínio Fraga. É o fundador da Mauá Capital, empresa especializada na gestão de recursos.

ABR

Ilan Goldfajn – É economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco. No Banco Central exerceu o cargo de diretor de Política Econômica entre 2000 e 2003, quando a instituição era presidida por Armínio Fraga. Goldfajn tem mestrado em economia pela PUC-Rio e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atuou como consultor de organizações internacionais (como Banco Mundial, FMI e Nações Unidas), do governo brasileiro e do setor privado.

Amaury Bier – Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo é mestre pela mesma instituição. Entre 2002 e 2004 foi diretor executivo do Banco Mundial. No setor público já foi secretário executivo do Ministério da Fazenda na gestão de Pedro Malan e economista-chefe do Ministério do Planejamento e Orçamento sob o comando de Antonio Kandir.

ABR

Mário Mesquita – Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem doutorado na mesma área pela Universidade de Oxford. No Banco Central do Brasil já ocupou os cargos de diretor de Política Econômica e diretor de Estudos Especiais na equipe de Henrique Meirelles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]