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A décima edição do Salão do Automóvel de Curitiba, que começa amanhã e termina no dia 26, deve gerar negócios de aproximadamente R$ 18 milhões e atrair cerca de 100 mil visitantes ao centro de exposições Expo Trade, em Pinhais, na Região Metropolitana da capital. Os organizadores querem aproveitar a euforia do mercado automobilístico nacional – que deve fechar o ano com o segundo maior volume de vendas da história, perdendo apenas para 1997 – para superar os números da edição de 2005, que foi visitada por 83 mil pessoas e movimentou mais de R$ 16 milhões.

Mais de 100 modelos – muitos deles lançados há menos de um mês, no Salão do Automóvel em São Paulo –, de 22 marcas diferentes, serão expostos no salão, o maior do gênero no Sul do país. "Em volume de negócios, o salão de Curitiba é o maior do Brasil", disse ontem o presidente da Associação das Concessionárias de Veículos Importados do Paraná (Acavipar), Gastão Döring. "A diferença do salão de Curitiba para o de São Paulo, o mais importante do país, é que o de Curitiba é um evento de negócios. Enquanto em São Paulo o objetivo dos expositores é principalmente mostrar seus novos produtos ao mercado brasileiro, em Curitiba também existe a intenção de vendê-los."

Por esse motivo, os estandes do salão curitibano pertencem não às montadoras, mas às suas concessionárias no Paraná. Ontem, operários começavam a montar os 25 estandes de revendedoras de automóveis, motos, caminhões e barcos. Do lado de fora, já está pronta uma pista de terra para teste de veículos "off-road" ("fora de estrada").

Entre as novidades que serão apresentadas no evento está o Mégane Grand Tour, produzido na fábrica da Renault de São José dos Pinhais. Trata-se da versão perua do Mégane, cujo sedã também é montado no Paraná. De acordo com a montadora, o novo Mégane Hatch também estará em exposição. Esse modelo, no entanto, é produzido fora do país – a intenção da Renault é observar se o carro é bem recebido pelos brasileiros, para decidir se vai ou não importá-lo.

Embora as vendas de automóveis tenham crescido 13% no país entre janeiro e outubro, no Paraná o incremento foi de apenas 0,95% no mesmo período. Mesmo com o dólar em um baixo patamar, o mercado de importados também está praticamente estável, segundo Döring, da Acavipar. "Mas estamos otimistas. Acreditamos que os lançamentos que serão apresentados aqui devem impulsionar as vendas."

Serviço: Salão do Automóvel de Curitiba. De 18 a 26 de novembro de 2006, no Expo Trade (Pinhais).Horário: De segunda a sexta, das 17 às 22 horas. Sábados e domingos, das 14 às 22 horas. Ingressos: R$ 15 (menores de 12 anos e maiores de 65 anos não pagam).

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