• Carregando...
 |
| Foto:

O saldo de apenas 105,3 mil empregos formais criados no mês passado no Brasil foi o menor para meses de abril em 15 anos, desde 1999, além de representar uma queda de 47% em relação ao resultado registrado apenas um ano antes, em abril de 2013. Sem ligar nenhum sinal vermelho no governo Dilma Rousseff, que aposta numa relativa recuperação do mercado de trabalho entre maio e setembro, o fraco dado de emprego formal em abril pode confirmar o fim do ciclo de aumento da taxa de juros pelo Banco Central.

INFOGRÁFICO: Veja dados sobre a geração de empregos formais no Paraná

Com indicadores de crescimento em ritmo pouco acelerado, um mercado de trabalho menos aquecido e avanço mais tímido da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne na semana que vem, pode finalizar o ciclo de aumento da Selic, iniciado em abril do ano passado. De lá para cá, o Copom elevou a Selic de 7,25% para 11% ao ano.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril, divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho, o setor de serviços foi o que mais gerou vagas no mês passado, 68,8 mil. O pior resultado foi registrado pela indústria, que demitiu 3,4 mil trabalhadores a mais do que contratou.

"O que pegou foi construção civil, que surpreendeu negativamente pelo segundo mês seguido", afirmou o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves. Ao todo, 4 mil postos foram criados na construção civil entre janeiro e abril deste ano. Em igual período de 2013 foram 32 mil.

Admissões no Paraná

Segundo o Caged, o Paraná foi o estado que apresentou maior geração de empregos na Região Sul do país: o número de contratações foi de 140,9 mil, enquanto o de demissões foi de 128,5 mil, um crescimento de 0,45% em relação ao mês anterior. Mesmo assim, a geração de empregos formais no estado registrou o pior saldo para abril dos últimos cinco anos.

Os setores de atividade que mais contribuíram para o resultado foram o de serviços, com uma oferta de 4,8 mil postos de trabalho a mais e o comércio, com 3,2 mil novas vagas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]