• Carregando...

A fabricante de dispositivos de memória SanDisk, dos Estados Unidos, está produzindo pen drives em Londrina (Norte do Paraná) em parceria com a TMT Memory Group, empresa londrinense do segmento de memórias. A fábrica é a primeira da multinacional na América Latina, e o Brasil foi escolhido por ser o seu maior mercado na região. "A oportunidade de produção em Londrina surgiu com a possibilidade de parceria com a TMT, que já tinha planta na região", explica o diretor da San­Disk no Brasil, José Roberto Santos.

O projeto todo, segundo ele, prevê a criação de 1,5 mil postos de trabalho e um investimento de US$ 45 milhões. "Inicial­mente, a produção será destinada ao mercado nacional, mas há planos de exportação para os países da América do Sul. O produto hoje fabricado em Londrina já vem com embalagem bilíngue", conta Santos. Instalada desde agosto em um espaço provisório, a fábrica vai se mudar, no ano que vem, para um prédio de 10 mil metros quadrados, em terreno doado pela prefeitura municipal.

Nesta fase inicial, 120 funcionários trabalham em um único turno, produzindo cerca de 500 mil pen drives por mês. "No ano que vem, quando estivermos trabalhando em três turnos, já serão 320 postos de trabalho e uma produção de 1,5 milhão de pen drives por mês", afirma Charles César de Oliveira, proprietário da TMT.

A unidade atual recebeu investimentos de US$ 2,5 milhões e começou a operar com a fabricação de um modelo de pen drive com 4 gigabytes de memória. Mas, segundo Oli­vei­ra, o projeto é de ampliar a ga­­ma de produtos. "Nossa inten­ção é que essa se torne uma parceria muito forte. O projeto é para produzirmos toda a li­­nha de memória flash e DRAM", conta.

Segundo Oliveira, a parceria surgiu de uma iniciativa da TMT, que há sete anos trabalha com a produção de pentes de memória RAM. "Nós procuramos a SanDisk para que fosse nossa fornecedora na produção de pen drives. Eles então manifestaram interesse em criar a parceria", conta.

Para o presidente da Associ­ação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Nivaldo Benvenho, a instalação da empresa na cidade reforça um dos principais objetivos da entidade, que é o fomento às empresas locais. "Mais do que trazer importantes empresas de fora, temos empresários locais atraindo boas parcerias. É a prova de que vale a pena impulsionar o desenvolvimento local", pondera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]