Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
empreendedorismo

Sebrae mapeia oportunidades em TI

Levantamento revela sete nichos do setor de Tecnologia da Informação com maior potencial de crescimento no Paraná

Phillippe, Luis, Thiago e Heitor (no sentido horário), do Ideia no Ar, auxiliam startups a se desenvolver: mentes criativas | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Phillippe, Luis, Thiago e Heitor (no sentido horário), do Ideia no Ar, auxiliam startups a se desenvolver: mentes criativas (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Em um setor onde tendências e inovações se atropelam a cada minuto, saber qual caminho seguir e em que investir pode ser uma tarefa árdua e cercada de riscos. Para ajudar os micro e pequenos empresários paranaenses a galgarem espaço na concorrida área de Tecnologia da Informação (TI), o Sebrae-PR lançou mês passado o Plano Estratégico Estadual para o setor, que apresenta os nichos de mercado com maior potencial de desenvolvimento no estado.

INFOGRÁFICO: Veja as áreas de estudo do Sebrae

O estudo, produzido pela consultoria internacional Competitiviness, levou seis meses para ser concluído e traçou um perfil com base na estrutura dos seis principais polos de TI no estado, chamados de Arranjos Produtivos Locais (APLs): Curitiba, Londrina, Maringá, Campos Gerais, Oeste e Sudoeste. Apesar da variedade de empresas em cada região – são 8,2 mil, que empregam 16,3 mil pessoas –, o mapeamento mostra que a maior parte dos empresários, independentemente do porte, concentra os esforços na área de ERP, que envolve a gestão de processos e o planejamento de recursos na empresa.

"Precisamos chamar a atenção dos empresários para que se preparem para competir globalmente e isso só ocorrerá se eles tiverem diferenças competitivas. Quanto mais especializado for o negócio, maior a probabilidade de permanecer no mercado", afirma o coordenador estadual do Setor de TI do Sebrae-PR, Emerson Cechin.

Setores

O Sebrae-PR reforça que o plano não apresenta soluções prontas, mas se propõe a discutir novos caminhos. Bons argumentos para isso há de sobra. Só o mercado brasileiro de TI para o agronegócio deve movimentar este ano US$ 20,5 bilhões, sendo que 12% das empresas especializadas no segmento estão no Paraná. As soluções de tecnologia para a área vão desde o uso de Vants (veículos aéreos não tripulados) até a simulação de pragas e de crescimento da produção.

O varejo também é apontado como um mercado promissor para os empresários de TI, visto o "boom" do comércio on-line, que cresce a um ritmo de 30% ao ano e registrou um faturamento de R$ 28,8 bilhões no ano passado. "Com esse levantamento, podemos tomar decisões com base em dados técnicos e científicos, não só no achômetro. Agora, o empresário já sabe melhor onde investir, e vai de cada região fazer o seu trabalho", afirma o presidente da Assespro-Paraná, entidade que congrega empresas de TI do estado, Sandro Molés da Silva.

Assessoria

Lançadora de startups ensina o caminho das pedras a empreendedores digitais

Há cerca de seis meses, as poltronas e mesas improvisadas do espaço de co-working Impact Hub Curitiba, na Rua Comendador Macedo, viraram a sala de reunião dos amigos e sócios Thiago Alves, Luis Ribeiro e Phillippe Santana. Com o auxílio do programador Heitor Corrêa, eles são as mentes criativas por trás do Ideia no Ar, que se autointitula uma "lançadora" de startups.

A intenção do grupo, em vez de simplesmente procurar investimentos e intermediar contatos, como uma aceleradora, é auxiliar empreendedores digitais a compreender a dinâmica do mercado e descobrir nichos com potencial – não por acaso, a estratégia adotada pelo Sebrae-PR na produção do Plano Estratégico Estadual para o Setor de TI.

Parceria

Na prática, a Ideia no Ar se torna uma parceira das startups no desenvolvimento e web design dos produtos e serviços, além de assessorar a gestão do negócio. Hoje, a lançadora apoia 17 pequenos empreendimentos na área de TI, que vão desde a disponibilização de atividades de turismo e lazer na web até soluções mobile para o setor de varejo e de casas noturnas. A rede de contatos e a experiência conquistada no processo colocaram a empresa no radar do Sebrae-PR, que prepara uma parceria para o mapeamento das startups curitibanas.

"Nosso papel é facilitar esse processo de descobrir para o empreendedor o que está dando certo ou errado no mercado. E vender as boas ideias mesmo que o produto nem esteja funcionando ainda", relata o designer Thiago Alves.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.