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Diversificação

Conheça alguns dos seguros segmentados que têm conquistado o mercado brasileiro:

Só para mulheres

Pacotes mais recentes estão voltados especialmente para o seguro automotivo do público feminino ou aos cuidados específicos de saúde das mulheres. Uma das empresas que oferecem tais modalidades é a SulAmérica, com o Seguro Auto Mulher e o Você Mulher. No primeiro, o seguro de automóvel prevê desde a assistência 24 horas para reparos simples, como a troca de pneus, até serviços de motorista para momentos em que a cliente precisar, além de a possibilidade de uma primeira franquia de sinistros gratuita.

Equipamentos eletrônicos

Com a febre dos gadgets, como os smartphones e tablets, as seguradoras enxergaram outro nicho de mercado, já que os valores destes produtos costumam ser elevados. A Porto Seguro é uma delas, com uma apólice que oferece proteção contra furtos e roubos, danos elétricos e garantia internacional. O custo anual do seguro é de cerca de 15% do valor do equipamento.

Bares e restaurantes

Estabelecimentos como bares e restaurantes contam com uma grande oferta de serviços em seguros, com particularidades relacionadas a roubos, danos elétricos e incêndios. Neste caso, há proteções que incluem reposição de louças quebradas, contaminação ou perda de mercadorias e até arrastões contra clientes. Seus prêmios costumam variar consideravelmente, levando em conta fatores como a localização do estabelecimento, seu porte e padrão de atendimento.

Salões de beleza

Além da cobertura comum, os salões de beleza contam com alguns serviços adicionais, como a proteção contra despesas inesperadas na prestação dos serviços, como a contratação e até a responsabilidade civil de cabeleireiros. Além disso, o patrimônio de clientes também é incluído: a Liberty Seguros propõe em seu pacote a cobertura exclusiva contra danos a bens de clientes guardados nos guarda-volumes. Assim como os bares e restaurantes, estes locais também dependem de análises de características para a definição do preço da cobertura.

Fontes: Liberty Seguros, Porto Seguro e SulAmérica.

Seja para riscos pessoais ou corporativos, os seguros estão cada vez mais segmentados. De dez anos para cá, as organizações do setor vêm personalizando as coberturas não só de acordo com a simples divisão entre pessoa física e pessoa jurídica, mas segundo as necessidades e riscos específicos de cada perfil de cliente e atividade da economia. Tal movimento, segundo especialistas, vem provocando a popularização do serviço.

Estimativas da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg) apontam que em 2011 o mercado atingiu o faturamento de R$ 218,6 bilhões – crescimento de 17,1% em relação ao ano anterior. Para 2012, a expectativa da instituição é de uma nova ampliação de receita de dois dígitos, 12,8%.

Ainda de acordo com números da CNSeg, de 2002 a 2010 a arrecadação do mercado dos seguros de riscos especiais, modalidade que abrange serviços ou áreas de cobertura que fogem aos maiores mercados, saltou 507%. Os seguros segmentados são dos tipos mais diversos: há alguns voltados exclusivamente à saúde feminina; outros para executivos; para estabelecimentos como bares e restaurantes; e ainda contra roubos e danos a equipamentos eletrônicos como câmeras fotográficas e tablets.

Francisco Vidigal Filho, vice-presidente da Marítima Seguros, explica que na maior parte dos casos o formato das apólices é o de seguros convencionais, com o acréscimo de alguns ajustes particulares para o segurado. "Aí, são vistos os riscos específicos de cada negócio e adicionados serviços complementares", detalha Vidigal.

De acordo com o diretor da Bergus Corretora de Seguros, Luis Carlos Tourinho, as atividades empresariais têm riscos muito diversos e que estão vinculados às suas operações. "E isso acaba influenciando o produto que será oferecido aos clientes", diz. "Nas análises feitas, os riscos que determinado setor enfrenta de maneira mais restrita acabam reduzidos e a cobertura se concentra em finalidades de maior dependência. O serviço e seus custos ficam, então, mais adequados aos riscos específicos e com taxas diferenciadas", complementa.

Além da segmentação em si, o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Paraná (Sincor-PR), José Antônio de Castro, aposta nos preços mais acessíveis dos seguros em geral para a conquista de novos clientes. "Em várias modalidades, as margens estão diminuindo, dando vez a prêmios mais baratos. Isso também ajuda a fazer com que a cultura dos seguros chegue a mais pessoas", afirma.

Como exemplo, Castro menciona a diminuição de até 30% nos seguros empresariais em comparação com os valores exercidos na última década. "Uma das causas para isso é a contratação de pacotes completos, que já contam com os serviços específicos de que a empresa precisa", diz. Outro caso é o dos seguros de responsabilidade civil, feitos para proteger executivos e empresas de riscos causados pela sua atividade. "É outra modalidade que evoluiu e se disseminou, cobrindo diferentes áreas de atuação e de forma bem definida. Para dar um exemplo, se antes, para uma apólice de R$ 1 milhão, o prêmio ficava em torno de R$ 40 mil, hoje, já é possível contratar pagando R$ 18 mil", afirma.

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