• Carregando...

Desempregado, mas com acesso à internet. Durante a tarde, na hora de dar aquela olhada no Orkut ou no Twitter, aparece a oportunidade de emprego que irá abrir as portas do mercado novamente. A cena descrita acima parece ficção, mas já é realidade para muitas pessoas. Segundo consultores de recursos humanos, a internet vem se transformando na principal ferramenta para encontrar e divulgar vagas de emprego.

As mídias sociais, como Facebook, Orkut e Twitter, são usadas por empresas de recursos humanos para atrair jovens para oportunidades de estágios, trainees e empregos. A divulgação de vagas pela internet é uma tendência mundial. Agilidade, rapidez e imediatismo de informações são apontados como algumas das qualidades que o meio oferece para quem busca colocação no mercado de trabalho.

Tatiana Kielberman, que mora e trabalha em São Paulo, conseguiu a vaga como estagiária de comunicação corporativa por meio da internet. "Em junho, julho, comecei a aderir às redes sociais. O Twitter foi uma novidade para mim, lá vi que algumas empresas ofereciam vagas de emprego e comecei a seguir as empresas de recursos humanos. Em um deles colocaram um e-mail de contato, mandei o currículo e fui chamada, com outras pessoas. Na seleção acabei ficando com a vaga. Acho que cada vez mais as pessoas vão usar a internet para buscar vagas de empregos", disse Tatiana.

Divulgar oportunidades de emprego pelas mídias sociais é uma das estratégias usadas pelo Grupo Foco, de São Paulo. "A internet hoje é nosso principal meio de divulgação de vagas de emprego. Além do site da empresa, as mídias sociais são ferramentas essenciais para a divulgação para jovens", afirmou a gerente de projetos Fábia Barros, que trabalha no Grupo Foco. O grupo oferece vagas para o Brasil inteiro, inclusive Curitiba.

Vaga veloz

Oferecer e preencher a vaga rapidamente, esse é o principal diferencial do uso da internet para selecionar candidatos na opinião da coordenadora de recrutamento da empresa RH Center Gestão de Pessoas, de Curitiba, Juliana Carvalho Setim. "Se recebemos uma vaga e divulgamos na internet, a pessoa tem acesso imediatamente. A internet dá uma amplitude maior de divulgação", explicou.

Fábia Barros diz que a internet já está substituindo outros meios que eram usados para divulgar informações. "Ficou mais rápido que o telefone, na minha opinião", afirmou. A gerente disse que vagas para executivos também podem ser preenchidas por meio das mídias sociais. "Hoje o meu network está conectado com o mundo inteiro. A internet horizontalizou todas as informações. A comunicação ficou transparente e instantânea. Já fechei vagas pelo Twitter, por exemplo, de um contador que precise ter inglês ou de um engenheiro de petróleo. As coisas mais raras podem ser encontradas pelo Twitter, mas hoje a disseminação está tão grande que qualquer opção pode ser ‘twitada’", disse.

A gerente afirmou que usa o Orkut no mínimo duas vezes por dia. "Entro com o perfil da empresa e acesso comunidades específicas. Informo as pessoas sobre as vagas de trainee e de estágio. Também posso divulgar como está a etapa de seleção. Além da divulgação da vaga, ficou mais fácil o contato com os candidatos", definiu.

Meio democrático

Os sites de empresas de recrutamento oferecem vagas para todos os níveis de educação e para funções diversas. O consultor de Recursos Humanos André Rossi, que mantém um dos blogs mais procurados de oportunidades de emprego no Paraná , descobriu a força da internet para divulgação de informações há nove anos.

"Desde 2001 realizo um trabalho semelhante. Antes eu divulgava as vagas de emprego por e-mail, trabalhava numa consultora de RH e precisava fechar a vaga com rapidez. Cadastrava a oportunidade em um e-mail e mandava para minha lista de contatos. A lista incluía empresas e candidatos que concorriam as vagas. A rede foi crescendo e uma hora não consegui montar o e-mail sozinho. Daí surgiu o blog, na virada de 2003 para 2004", explicou.

No blog de Rossi estão cadastradas várias empresas de RH e o espaço oferece diversas oportunidades. O consultor também aderiu ao Twitter há dois meses. No dia 3 de dezembro, quando deu a entrevista para a reportagem, Rossi estava com 233 seguidores. "Automatizei tudo, quando divulgo uma vaga no blog, atualiza automaticamente no Twitter e quando junta um determinado número de vagas é disparado um e-mail para 17.240 pessoas que estão cadastradas no blog", explicou.

O consultor disse que no blog existem vagas desde pedreiro até gerente e vagas de supervisor. "A internet é a ferramenta mais rápida que eu encontrei para levar a oportunidade ao candidato e de preencher a vaga da empresa", definiu. A falta de computador em casa não é um limitador para os candidatos. "As pessoas se conectam em lan houses ou no laboratório da faculdade", disse Juliana Setim.

De acordo com ela, as vagas operacionais, como de auxiliar de produção e auxiliar de almoxarifado, têm dado um bom retorno pela internet também. No caso da empresa em que trabalha, o candidato tem duas opções: as vagas abertas, que podem ser vistas por todos os internautas, e o cadastro de currículo pelo site. "O currículo fica no nosso banco de dados por seis meses. Caso a pessoa se encaixe no perfil da vaga, entramos em contato", explicou.

Entrevista é indispensável

Como ajudou a deixar a informação mais rápida, a internet também facilitou fraudes. No caso de empregos, deixar aquele currículo mais "completo" ficou mais fácil. Isso, no entanto, não é exclusividade da web. "Não apenas na internet, mas no mundo inteiro as pessoas tentam deixar o currículo melhor, mas com técnicas de seleção vamos descobrir a verdade. A entrevista pessoal é uma etapa que não pode ser pulada, pelo menos por enquanto", disse a gerente de projetos Fábia Barros. "Hoje me conecto com muito mais gente e acho muito mais rápido os candidatos, mas para validar a contratação é preciso a entrevista", definiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]