• Carregando...
Apple abandona Google Maps e lança produto próprio | Divulgação
Apple abandona Google Maps e lança produto próprio| Foto: Divulgação

A Apple realizou na semana passada sua conferência anual de desenvolvedores (WWDC). Uma porção de novidades era esperada e os rumores correram solto, sendo que os mais otimistas cogitavam até um novo iPhone. Não chegou a tanto. Apesar da uma nova linha de Macbook Air e Macbook Pro, as grandes novidades se restringiram ao setor de software da companhia.

O iOS 6, nova edição do sistema operacional móvel da Apple, virá com 200 novos recursos. Scott Forstall, executivo da Apple responsável pelo iOS, também anunciou que o assistente de voz Siri agora estará disponível para o novo iPad. O executivo contou também que o aplicativo "andou estudando". Para demonstrar, ele faz perguntas sobre estatísticas de esporte ao aplicativo, que responde tudo. Depois, pediu para ver uma lista de filmes com Scarlett Johansson. A partir dessa informação, pode-se ver onde os filmes estão passando e comprar ingresso, tudo sem usar as mãos. Outra novidade é que a Siri "aprendeu" a abrir aplicativos.

Mas a novidade mais impressionante relacionada ao Siri é sua integração com o carro, chamada "Eyes Free" ("olhos livres"). Através de uma parceria com montadoras (BMW, GM, Mercedes, Land Rover, Jaguar, Audi, Toyota, Chrysler e Honda), o Siri poderá ser incorporado ao volante do automóvel. Com isso, o motorista poderá saber os melhores caminhos, fugir do trânsito e achar o restaurante chinês da região sem precisar olhar para o lado.

Tudo isso integrado com outro anúncio importante do dia: o novo aplicativo de mapas. A Apple abandou o Googles Maps para lançar seu próprio serviço. O app traz instruções detalhadas de caminho a la GPS, informações sobre o trânsito, localização de negócios comerciais (mais de 100 milhões cadastrados já), vista de satélite em 3D que mostra prédios, topografia e pontos importantes. A Apple não vai desenvolver um aplicativo de trânsito para cada cidade e sim usar programas de desenvolvedores terceiros, que poderão integrar os apps que construírem ao sistema de mapas.

O iOS 6 também será bem mais integrado com o Facebook. Usuários poderão postar fotos e vídeos diretamente para suas contas na rede social, sem precisar seu aplicativo. Atualizações de status poderão ser enviadas via Siri.

O FaceTime, aplicativo para chamadas em vídeo que só funcionava via Wi-Fi, agora também poderá ser usado em chamadas de celular. Também está disponível em HD a partir de agora. Outro novo recurso é o "Do Not Disturb" ("não perturbe") que silencia notificações, chamadas e avisos de mensagens quando o usuário não quer ser incomodado.

Todas as versões posteriores ao iPhone 3GS, ao iPad 2 e ao iPod Touch de quarta geração serão compatíveis com o iOS 6.

Safari

A empresa mostrou um nova versão do Safari, browser da Apple. De cara, dá para ver inspiração no concorrente Chrome, do Google, como, por exemplo, na unificando buscas, histórico do usuário e bookmarks. O broswer também ganha sincronização com diversos dispositivos. Ele continua seu histórico de navegação em aparelhos diferentes

Atualização no AirPlay, interface que permite integração entre dispositivos Apple: "AirPlay Mirroring" mostra tudo o que está na tela do Mac na TV (uma preparação para a TV da Apple?) sem a necessidade de cabos HDMI, é tudo sem fio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]