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Gostaria de manifestar mi­­nha indignação diante de uma prática de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor que presenciei no domingo (12/12), na loja do Ponto Frio do ParkShop­­ping Barigüi, em Curitiba. Todos os produtos em exibição na vitrine da loja estão sem os seus respectivos valores e com os dizeres "consulte um de nossos vendedores". Eu, como cliente, me senti profundamente constrangido em ter de entrar na loja para perguntar o preço dos produtos, tanto que reclamei com o gerente da loja, que disse que nada poderia fazer, pois a "ordem vinha da matriz". Vale lembrar que essa prática fere o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, que assegura que todos os produtos expostos na vitrine apresentem informações corretas, claras e precisas sobre suas características, qualidade, quantidade, composição e preço. Desta forma, solicito que a rede Ponto Frio faça valer os nossos direitos como consumidores.

Atenciosamente, Cassius Cavassin Jayme

Resposta

Com relação à manifestação de Cassius Cavassin, o Ponto Frio esclarece que todos os seus produtos possuem etiquetas de preço e que, de fato, apenas um deles, por força de um equívoco operacional, não estava com o preço informado no produto em exposição. Após a constatação do ocorrido, imediatamente foi inserida a etiqueta de preço no respectivo produto. Por fim, o objetivo do cartaz pedindo para consultar um de nossos vendedores é para obtenção de informações adicionais sobre as características do produto e ou­­tras formas de pagamento. O Ponto Frio agradece e se coloca à disposição.

Atenciosamente, Ponto Frio

Réplica

Apesar da resposta apresentada pela empresa Ponto Frio, sinto informar que retornei ao shopping em uma sexta feira, para finalizar minhas compras de Natal, e pude constatar que nenhuma alteração foi feita quanto à situação relatada. Os produtos em exposição na vitrine continuavam sem os seus respectivos preços e com as mesmas placas auxiliando os interessados a se informarem com os vendedores. É clarividente que não estamos diante de um "equívoco operacional" da empresa Ponto Frio, mas sim de uma estratégia de vendas que desrespeita direitos básicos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Casos como este continuarão a ocorrer enquanto as empresas acreditarem que nós, consumidores, somos ignorantes e não ligamos para os nossos direitos; fica aqui o alerta.

Cassius Cavassin Jayme

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