• Carregando...

A rica cultura dos alemães-russos preservada pelos moradores da Colônia de Witmarsum, localizada no município de Palmeira, enriquece o passeio de turistas que visitam a região dos Campos Gerais, no Paraná. A culinária, as belezas das propriedades rurais, as histórias e a tradição são ingredientes que podem transformar a Colônia em um destino procurado por pessoas interessadas no agroturismo e no turismo rural, modalidades praticadas no meio rural, onde produtores compartilham seu modo de vida com visitantes do meio urbano.

Para potencializar a geração de negócios e promover o aumento do fluxo de visitantes na região, será realizado na terça-feira (10), o Seminário Empresarial de Turismo, em Witmarsum. O objetivo do evento é reunir empresários da cadeia do turismo para trocar informações e experiências sobre como promover e consolidar a atividade turística na Colônia, bem como nos municípios que compõem os Campos Gerais e a Rota dos Tropeiros.

O Seminário começa às 14 horas, com a oficina de trabalho 'Atendimento - Diferencial Competitivo', ministrada pelo Sebrae no Paraná. Às 20 horas, será realizada a cerimônia de abertura do evento, com a participação de lideranças locais e da região. Na seqüência, acontece a palestra 'O associativismo no desenvolvimento do turismo', com o consultor do Sebrae do Espírito Santo, Sebastião Carias, que vai apresentar a experiência bem-sucedida do Projeto 'Circuito de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante'.

"Esta é uma colônia de italianos, que se organizou no município de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, para desenvolver o agroturismo. Na palestra, o consultor vai explicar como esses empresários começaram e se desenvolveram. É um caso de sucesso que tem particularidades com a Colônia de Witmarsum", explica a consultora do Sebrae/PR, Nadia Terumi Joboji.

Às 21h15, Eduardo Cavalcanti ministra a palestra 'Visão Empreendedora e Criatividade na Gestão Empresarial'. O empresário, que tem um hotel na cidade de Gravatá, em Pernambuco, fala sobre os modelos de gestão adotados no empreendimento e seus resultados. "A idéia do seminário, além de realizar uma oficina de trabalho, é trazer exemplos práticos, o que enriquece o evento", diz a consultora do Sebrae/PR.

Ainda de acordo com Nádia Joboji, a iniciativa de realizar o Seminário Empresarial de Turismo, em Witmarsum é fruto do trabalho realizado com os empresários da Colônia no Projeto 'Turismo nos Campos Gerais'. "Há cerca de um ano, várias ações, como consultorias, treinamentos, cursos e diagnósticos, estão sendo realizadas para promover o aperfeiçoamento da gestão empresarial e a cultura do associativismo na Colônia", conta Nádia Joboji.

O Projeto 'Turismo nos Campos Gerais' promove ações de desenvolvimento do turismo nos municípios da região, com o objetivo de ampliar a competitividade e a sustentabilidade das empresas do setor e do destino como um todo, usando os princípios da regionalização do turismo e desenvolvendo ações coletivas com parceiros e instâncias de governança regionais. Entre as iniciativas do projeto, estão a realização de capacitações empresariais, por meio de treinamentos, palestras, seminários e caravanas técnicas; consultorias especializadas em gestão empresarial e em turismo; diagnósticos empresariais junto à cadeia produtiva do turismo, entre outras ações.

O Seminário é uma realização da Colônia Witmarsum e do Sebrae/PR, que contam com a parceria da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG); Secretaria de Estado do Turismo (SETU); Prefeitura de Palmeira e Agência da Rota dos Tropeiros. Informações e inscrições pelo telefone 0800 570 0800. O Seminário Empresarial de Turismo é gratuito e as vagas são limitadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]