i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Fraudes

Serasa apura alta em tentativa de fraudes a consumidores

No mês passado, foram registradas 180.919 ocorrências, ou uma tentativa a cada 14,8 segundos. Tentativas de fraude caíram 5,5%

  • PorAgência Estado
  • 26/08/2014 09:34

O número de roubos de identidade para realização de negócios ou obtenção de crédito de maneira irregular cresceu 19,9% em julho ante junho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude - Consumidor. No mês passado, foram registradas 180.919 ocorrências. O número representa uma tentativa a cada 14,8 segundos. No acumulado do ano ante igual período de 2013, as tentativas de fraude caíram 5,5% e, na comparação com julho de 2013, a retração foi de 15,8%.

Do total de tentativas de criminosos de fraudar dados pessoais de consumidores para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos, 35,5% se deram no setor de telefonia, segmento com maior concentração de ocorrências. Em julho, o setor de serviços apareceu em segundo lugar, com 31,4% das tentativas de fraude. Neste segmento, se enquadram construtoras, imobiliárias, seguradoras e prestadores de serviços. Com 24,0% do total, o setor bancário é o terceiro colocado. O ranking se mantém inalterado em relação aos dados de junho.

A Serasa Experian reforça que entre as principais tentativas de golpe aferidas pelo indicador estão: emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos no comércio varejista e compra de celulares com documentos falsos ou roubados.

A Serasa Experian esclarece que o Indicador de Tentativas de Fraude - Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa: o total de consultas de CPFs efetuado mensalmente e a estimativa do risco de fraude, obtida por meio da da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes - Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados pela probabilidade de fraude.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.