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Os empresários do comércio estão pessimistas quanto às vendas para o Dia das Mães, mostra pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta terça-feira (28). Segundo o levantamento, 32% dos entrevistados esperam queda do faturamento para o dia este ano, em relação à mesma data no ano passado, o que o maior porcentual registrado desde 2006. O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio.

Entre os empresários que preveem redução do faturamento, a diminuição média esperada é de 21%, na comparação com a mesma data de 2008.

Segundo a Serasa Experian, as incertezas provocadas pela crise financeira internacional, em conjunto com o aumento do desemprego e da inadimplência, influenciaram nas expectativas dos varejistas para o Dia das Mães deste ano.

Ainda de acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados preveem estabilidade no faturamento do Dia das Mães este ano, mesmo porcentual apresentado entre os que esperam aumento. Foram entrevistados 1.008 executivos entre 30 de março e 3 de abril deste ano.

Produtos

As expectativas dos empresários sobre as vendas neste Dia das Mães foram idênticas às de faturamento, com 32% dos entrevistados prevendo queda, o maior porcentual desde 2006, 34% aumento, e 34%, manutenção, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para os varejistas, o lançamento de novos produtos, a variedade e as promoções serão determinantes para o crescimento das vendas na data comemorativa deste ano. Segundo a pesquisa, os entrevistados acreditam que os presentes que terão maior demanda serão roupas, sapatos e acessórios, citados por 29% dos entrevistados; seguido por flores (19%); celulares (16%); eletrodomésticos (13%); perfumarias e cosméticos (7%); eletrônicos (5%); joias e relógios (2%), e chocolates e doces (2%)

A Serasa Experian destacou que a presença de flores como segunda opção de presente ilustra a preocupação dos consumidores com a inadimplência, uma vez que roupas, sapatos e acessórios, que ficaram em primeiro lugar, possuem uma enorme variedade de preços. De acordo com o levantamento, produtos mais dependentes de crédito, como celulares e eletrodomésticos devem perder a preferência do consumidor na comparação com o Dia das Mães do ano passado. "Será uma data de produtos mais baratos e dependentes das promoções do varejo para alavancar vendas, sobretudo as de última hora", afirmaram os técnicos da Serasa Experian.

De acordo com a pesquisa, os empresários esperam que 52% das vendas sejam pagas à vista e 48% a prazo neste Dia das Mães.

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