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Em um mês, a F&S Jeans Concept, de Fernando e Sorocaba, faturou R$ 1 milhão. E já recebeu vários pedidos de franquia | Ivan Amorim/Gazeta do Povo
Em um mês, a F&S Jeans Concept, de Fernando e Sorocaba, faturou R$ 1 milhão. E já recebeu vários pedidos de franquia| Foto: Ivan Amorim/Gazeta do Povo

Moda e música sempre andaram juntas. Enquanto Elvis Presley sacudia o corpo nos palcos, costureiras rebolavam para dar conta das encomendas de calça boca de sino. Mais tarde, foram os Beatles que ditaram moda. Hoje, pelo menos no Brasil, são os sertanejos que, dando seus nomes a coleções de roupas, calçados e acessórios, influenciam o estilo de muita gente e, de quebra, incrementam o próprio faturamento.

Depois de conquistar o circuito universitário em Londrina, a dupla Fernando e Sorocaba ganhou o país com a nova safra do sertanejo brasileiro. Seis anos depois do lançamento do primeiro álbum, mais que artistas reconhecidos, os dois se tornaram uma marca forte. Hoje, o nome Fernando e Sorocaba aparece num amplo rol de produtos. O mais recente é a marca de jeanswear F&S Jeans Concept, lançada em outubro. A grife é resultado de uma parceria com o grupo Fabrica Rock e é comercializada em uma loja atacadista, em Maringá, de onde é distribuída para todo o Brasil.

Vincular um produto novo a um nome já conhecido do público parece ser estratégia de retorno garantido, principalmente se esse nome for seguido por uma legião de fãs. "A gente quer ter tudo do que diz respeito ao ídolo. Eu compro mesmo", conta a estudante Ana Luíza Perez, fã de Luan Santana. O ídolo teen também tem uma grife de jeans que leva seu nome.

"Os fãs tem muita cumplicidade com o ídolo. Por isso, o produto já nasce grande", avalia o diretor de licenciamento de Fernando e Sorocaba, André Sanseverino. Os números confirmam essa afirmação. No primeiro mês, a F&S Jeans chegou à marca de R$ 1 milhão em vendas e já recebeu pedidos de franquia de todo o país.

Chapéus e botas

A calça jeans é uma peça curinga, que veste pessoas de diferentes estilos e gostos e que, apesar do carimbo de artistas sertanejos, pode atrair outros públicos. Mas há também peças exclusivas do vestuário sertanejo que se unem a nomes da música para ter ainda mais penetração entre o público "caipira".

A Pralana, que fabrica chapéus, tem coleções que levam o nome de artistas como Daniel, Fernando e Sorocaba, João Carreiro e Capataz, entre outros. "As feiras agropecuárias e os rodeios têm muita força no Brasil. Esses eventos estão sempre muito ligados à música sertaneja, através dos shows. Daí a razão de se vincular os chapéus a esses artistas", explica a diretora de marketing da Pralana, Riva Baroni.

Outra peça bastante típica do estilo country tem ganhado coleções com o carimbo dos artistas. Os consumidores das botas da Agabê podem escolher se querem um calçado com a marca de Chitãozinho e Xororó, Thaeme e Thiago ou, mais uma vez, Fernando e Sorocaba. "Nós temos uma marca já bastante forte no segmento country. Com a vinculação a esses nomes, a penetração se torna ainda maior", afirma o diretor comercial da empresa, Marcelo Bettarello.

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