• Carregando...

Novas cobranças por adicionais on-line estão aumentando bastante os preços dos jogos do Xbox 360, um movimento lucrativo para a Microsoft, mas que pode afastar alguns adeptos do videogame. Com mais de seis milhões de usuários, a rede on-line do console da Microsoft se tornou o recurso que mais o diferencia dos rivais PlayStation 3, da Sony, e Wii, da Nintendo.

Mais de três milhões de assinantes do Xbox Live pagam uma taxa anual de US$ 50 que lhes permite disputar partidas on-line contra outros usuários. Aproximadamente mais outros três milhões de usuários jogam no serviço sem assinatura anual, o que faz com que a ferramenta esteja em uso por mais de metade dos usuários do Xbox.

Com o Xbox Live, os jogadores podem comprar mapas que exibem o terreno dos combates e outros itens adicionais indispensáveis aos mais dedicados, normalmente por US$ 10 cada.

Anteriormente, esses recursos adicionais eram quase sempre gratuitos, e a compra desse tipo de artigo pode elevar o preço de um jogo para US$ 80 ou até US$ 100 ao longo da duração da história de título.

"Os mapas para download são muito lucrativos para nós", disse Tony Key, vice-presidente de marketing da Ubisoft Entertainment, cujos jogos baseados em histórias de Tom Clancy, como "Rainbow Six" e "GRAW 2," estão entre os mais populares no serviço Xbox Live.

"Se você joga 'Rainbow' e não tem os mapas, não pode disputar uma partida", afirmou ele, referindo-se a competições on-line. "Duvido que venha a existir um jogo baseado em Clancy sem os componentes on-line no futuro. Eles se tornaram parte essencial do DNA do jogo."

Títulos como "Rainbow Six Vegas, da Ubisoft, e "Call of Duty 3," da Activision, podem ter orçamentos de desenvolvimento de até US$ 25 milhões, mas a produção de mapas e níveis adicionais é extremamente barata, em termos comparativos. Key disse que eles requerem apenas 10% do pessoal que um jogo completo necessita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]