• Carregando...
Tweets por telefone | Reprodução
Tweets por telefone| Foto: Reprodução

Serviço lançado há poucos dias pela Samba Ventures, incubadora brasileira com foco em startups de internet, permite deixar um recado de voz no Twitter sem precisar estar conectado à internet.

A mensagem pode ser deixada a partir de qualquer telefone fixo ou celular, com apenas uma ligação.

Cadastro

O uso do programa é totalmente gratuito e o cadastro inicial é a única etapa on-line pela qual o usuário precisa passar. É preciso vincular a conta do Twitter ao serviço para, em seguida, o usuário cadastrar um número de telefone e uma senha. O processo é bem rápido e respeita a privacidade dos dados informados.

Recado

Depois disso, deixar um tweet de voz não exige conexão com a internet. Basta ligar para o número informado, deixar o recado e toda a atualização na timeline será automática. Além disso, é possível ouvir e regravar o tuitefone antes de confirmar o envio. Também não há anúncio vinculado ao recado de voz e nem condicionamentos para o uso do serviço.

Caso o usuário não ligue a partir do telefone cadastrado, uma gravação vai solicitar o número previamente informado e sua respectiva senha. Isso garante que mesmo ligando de outro lugar, ou através de uma central telefônica que geralmente faz a chamada sai com um número diferente, seja possível mandar o recado.

Número nacional

Atualmente somente a cidade do Rio de Janeiro conta com um número de atendimento. Entretanto, há previsão de estender o atendimento para outros estados em breve, no modelo de uma única linha nacional ou números para as principais capitais do país. A Samba Ventures busca uma operadora para se associar e agilizar o aperfeiçoamento do serviço.

De qualquer forma, uma alternativa para quem mora fora da cidade e quer usar o serviço é ligar do Skype ou algum serviço de VoIP.

Custo e estruturaComo a operação é feita por uma startup, as despesas são racionalizadas. O maior custo é o de telefonia, por causa da infraestrutura necessária no mesmo datacenter que recebe as ligações. Por outro lado, os servidores baseados na Amazon Cloud, que são relativamente baratos, ajudam nos custos da operação.

O sistema foi projetado para ser escalável e responder ao crescimento da demanda da maneira mais rápida possível. Atualmente, o sistema em fase beta permite até 30 clientes simultâneos, mas, se houver algum problema quanto ao número de usuários usando o serviço ao mesmo tempo será mais um sinal de que o aplicativo está caindo no gosto das pessoas, informa Gustavo Guida, CEO da Samba Ventures.

Retorno financeiro

Dependerá da parceria com a operadora de telefonia. Uma das opções mais prováveis é receber uma porcentagem do valor da receita gerada para a operadora que receber as ligações do Tuitefone. As demais opções vão depender do volume de usuários que vão começar a utilizar o serviço.

Outras redes sociais

Hoje já é possível qualquer pessoa compartilhar um tuitefone no Orkut e no Facebook, por exemplo. As opções para compartilhar ficam ao lado do recado de voz enquanto ele é executado na página do Tuitefone. Mas o foco ainda é no Twitter. No futuro, pode-se expandir o mesmo serviço para outras redes sociais. "No entanto, a atenção da Samba Ventures, nesse momento, é voltada para o lançamento de muitas outras funcionalidades ligadas ao Twitter. O objetivo é gerar uma experiência completa do Twitter pelo telefone", finaliza Gustavo Guida.

UsoPara se ter ideia da utilização que os usuários tem feito, perfis de candidatos da atual eleição estão utilizando o Tuitefone para chegar aos eleitores, assim como rádios e portais começaram a divulgar suas promoções via mensagens de voz. É só buscar a palavra "tuitefone" no microblog para ver os exemplos de uso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]