• Carregando...
 |
| Foto:

O setor de serviços voltou a acelerar em setembro, puxado por uma recuperação nos segmentos de informação e transportes. A receita nominal aumentou 6,4% em relação ao mesmo mês de 2013, segundo o IBGE.

No entanto, economistas calculam que, descontada a inflação, a receita continua no vermelho. O recuo teria sido de 2,2% no mês, se retirada a variação dos preços dos serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). "É o sétimo recuo seguido na receita real, se descontar a inflação de serviços. O resultado de setembro confirma a queda no faturamento real do setor em 2014, de cerca de 2%", diz Fabio Bentes, da CNC.

Em agosto, a receita bruta nominal dos serviços tinha registrado alta de apenas 4,5%, a menor taxa da série histórica iniciada em janeiro de 2012. O crescimento maior em setembro foi encarado como recuperação, mas ainda está abaixo da inflação do setor, que gira em torno de 8,5% no acumulado em 12 meses.

Na avaliação do estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala, o resultado de setembro é ruim, mas esperado. Segundo ele, o indicador é mais um que confirma a desaceleração da atividade econômica. No terceiro trimestre, o crescimento dos serviços foi de 5,1%, o menor resultado já registrado pela pesquisa. "Esse era o último dado que faltava sobre o terceiro trimestre. Somado aos outros indicadores, mostra que o PIB será positivo, mas muito perto de zero."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]