• Carregando...

A inflação de serviços ficou em 0,77% em setembro no âmbito do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto, a alta havia sido de 0,59%. "Os serviços aceleraram na passagem de agosto para setembro, influenciados pelas passagens aéreas, que subiram, e pelo fim da ajuda dos hotéis, que ajudaram a conter a taxa em agosto", explicou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

As passagens aéreas saíram de alta de 10,16% em agosto para 17,85% em setembro. Já os hotéis abandonaram a queda de 10,13% nos preços das diárias registrada em agosto para uma alta de 0,81% em setembro. Segundo Eulina, os recentes aumentos de preços nas passagens aéreas podem ser uma recuperação das reduções verificadas na época da Copa, quando houve menor demanda por voos. "Provavelmente eles estão recuperando aquele momento lá", avaliou.

Outro destaque foi a alta de 0,81% na alimentação fora do domicílio em setembro, após já ter aumentado 0,71% em agosto. "Com o desemprego baixo, os serviços ficam resistentes a qualquer movimento de baixa de preço. Muitas pessoas que antes não usavam determinados serviços passam a usar com alguma melhora de renda", explicou Eulina. Em 12 meses até setembro, a alta nos preços dos serviços ficou em 8,58%, acima da taxa de 6 75% registrada pelo IPCA no período.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]