• Carregando...

Ao adquirir a petroleira britânica BG, a anglo-holandesa Shell passou a responder, da noite para o dia, por 16% da produção atual no pré-sal brasileiro e por 6% da produção nacional de petróleo e gás. Com a união entre as duas companhias, a nova gigante europeia do setor energético prevê que será a “principal parceira” da Petrobras no país, com uma produção que pode ser multiplicada por dez até o fim da década.

A aquisição da BG pela Shell, por 47 bilhões de libras (cerca de US$ 69 bilhões), foi anunciada no início da manhã desta quarta-feira (8). A compra, que ainda depende da aprovação das autoridades regulatórias, é o maior negócio da década envolvendo empresas do setor de energia e gás e reduz a diferença da Shell em relação à norte-americana ExxonMobil.

Petrobras pode votar resultados auditados em 17 de abril, diz conselheiro

O Conselho de Administração da Petrobras provavelmente analisará e, possivelmente, votará no dia 17 de abril as demonstrações financeiras auditadas, que estão atrasadas por causa do escândalo de corrupção

Leia a matéria completa

Os atuais acionistas da BG, antiga British Gas, serão donos de cerca de 19% da nova empresa, que será controlada pela Shell. O Brasil é uma das peças mais importantes na combinação das duas companhias, que dá origem à uma nova gigante do pré-sal. Do total de 750 mil barris de óleo equivalente (que inclui petróleo e gás natural) extraídos diariamente da região do pré-sal, 120,9 mil barris passam a pertencer à Shell. Até então, sua presença no pré-sal não passava de uma perspectiva, embora bastante promissora. A empresa detém 20% do campo de Libra, que só vai dar os primeiros resultados em 2019.

Substituição

Do ponto de vista financeiro, a entrada da Shell no pré-sal é positiva para a Petrobras porque substitui uma parceira da estatal que passa por dificuldades de investimento desde que a cotação do barril do petróleo despencou para a casa dos US$ 50, em outubro do ano passado. A BG era sócia da Petrobras nos campos de Lula, com 25% de participação, e Sapinhoá, com 30% – ambos na Bacia de Santos.

A Shell está no país há 100 anos, com forte atuação na distribuição de combustíveis. “Na exploração e produção de petróleo estava crescendo, mas ao comprar a BG, vai se tornar muito maior”, avalia o professor do Grupo de Economia da Energia da UFRJ Edmar Almeida. Antes da fusão, a Shell contava com apenas cinco áreas exploratórias – agora serão 15.

Governo admite que pode “revisitar” regras de partilha do pré-sal

  • BRASÍLIA

Em meio às dificuldades de caixa da Petrobras e o temor de parte do mercado de que a companhia assolada por escândalos de corrupção não consiga arcar com seu ambicioso plano de investimentos, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, acenou nesta quarta-feira (8) pela primeira vez que o governo pode “revisitar” as regras do regime de partilha na exploração do pré-sal e da política de exigência de conteúdo local na indústria de petróleo.

Em audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado, Braga avaliou que, apesar de terem ajudado o país a chegar a um patamar avançado no setor, essas regras podem ser rediscutidas pelo governo futuramente. “Essas políticas não podem ser taxadas de ineficientes, porque foram pilares do nosso desenvolvimento no setor de petróleo e gás”, disse, em resposta a questionamentos de parlamentares.

O ministro não disse, entretanto, quando as discussões sobre mudanças irão começar. “Teremos que revisitar as regras para conteúdo local na indústria de petróleo, pois a indústria de base no país hoje tem outra realidade de escala”, afirmou. “O regime de partilha também deve ser revisitado, sobretudo a questão de obrigatoriedade da Petrobras. Não se pode obrigar a empresa a arcar com investimentos desse montante”, completou.

O ministro avaliou que essas políticas precisam estar preparadas para a nova realidade do setor no Brasil. “Eu apoio a política de conteúdo nacional e o regime de partilha, mas temos que ter coragem para revisitar o tema.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]