• Carregando...
Cenas de Downpour: o personagem Pendleton sofre menos sustos do que os de versões anteriores da série Silent Hill | Fotos: Divulgação
Cenas de Downpour: o personagem Pendleton sofre menos sustos do que os de versões anteriores da série Silent Hill| Foto: Fotos: Divulgação

Ficha técnica

Downpour

• Plataforma: PS3 e Xbox 360

• Categoria: Sobrevivência

• Preço: R$ 169

• Pró: Ainda dá bons sustos

• Contra: Combates repetitivos

Notas

Pesquisa I

Um a cada três brasileiros tem um video­­game em casa. Foi o que revelou uma recente pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da distribuidora NC Games. Segundo o levantamento, que entrevistou 2 mil pessoas em 142 municípios em fevereiro, estima-se que 60 milhões têm pelo menos um console. O Playstation 2 é o mais popular. Entre os videogames da atual geração, o Playstation 3 ficou na frente do Xbox 360 e Wii.

Pesquisa II

Uma pesquisa anterior, divulgada pela GfK no começo de março, mostrou que o Playstation 2 foi responsável por 55% das vendas no ano passado. PS3, Wii e X360, juntos, representaram apenas 35%. Outros 10% ficaram com os portáteis Nintendo DS, 3DS e PSP. No entanto, os proprietários dos consoles atuais consumem muito mais, ficando com 76% dos 2,6 milhões de jogos vendido em 2011.

Os piratas

A Gamemaxx abriu para testes a versão beta de seu mais recente título de MMORPG, King of Pirates. Em www.kingofpirates.com.br o jogador pode, de forma gratuita até o final de abril, baixar o jogo baseado em história de piratas e busca de tesouros perdidos. Totalmente traduzido para o português do Brasil, o game tem o estilo visual inspirado em animações japonesas.

Resident Evil é um bom exemplo de uma série que soube se renovar para os novos tempos. Abandonou a antiga mecânica de sobrevivência e sustos para se tornar uma aventura mais focada em ação e monstros. As diferenças entre os primeiros títulos e os mais recentes são tantas que a única ligação são os nomes de alguns personagens. Com Silent Hill, no entanto, o cenário é diferente. Sem apresentar novas ideias, a franquia caiu num marasmo que perde a relevância a cada lançamento, como em Downpour, lançado recentemente.

Silent Hill: Downpour conta a história de Murphy Pendleton, um presidiário com passado incerto que precisa ser transferido de penitenciária após matar com golpes de faca um outro detento. Durante a viagem de transferência, o ônibus que leva o protagonista sofre um acidente e despenca num barranco. Aparentemente todos morrem, menos Murphy, que aproveita a oportunidade para escapar. O que ele não faz ideia é que o novo cenário é habitado por forças do mal. É basicamente a mesma história presente nas sete versões anteriores: o protagonista está num trajeto qualquer, sofre um acidente de carro e se vê numa cidade fantasma com um universo paralelo maligno.

Provavelmente sabendo que apenas o argumento não conseguiria convencer os jogadores antigos da franquia, os desenvolvedores da Vatra Games decidiram fazer mudanças na jogabilidade. Umas das alterações mais perceptíveis foi o aumento dos cenários, que podem ser explorados quase que completamente, não obrigando o jogador a percorrer caminhos estritamente pré-definidos. Com isso, pode-se agora realizar diversas missões secundárias, que ajudam explicar melhor alguns acontecimentos da trama principal além de prolongar o tempo de duração do jogo.

Mas com o aumento da área de exploração também veio um maior número de inimigos, deixando de lado uma das características principais de Silent Hill, que era o terror psicológico. Antes, o jogador tinha que prender a respiração para entrar em um quarto escuro, pois temia o que poderia ali estar escondido. Sem a roteirização, os monstros aparecem com maior frequência, diminuindo a capacidade de gerar susto. Os desenvolvedores também tiveram que alterar os modos de combate, que estão muito mais dinâmicos. Murphy Pendleton pode usar vários objetos do cenário para esmagar o inimigo. Com muitos zumbis e armas, a única estratégia possível é também esmagar os botões do joystick, tornando a tarefa apenas repetitiva e sem grandes apelos.

Outra mudança que não trouxe ganhos foi a mudança de cenário. A antiga névoa – que na verdade escondia a incapacidade técnica dos consoles antigos em renderizar grandes áreas, mas tinha seu charme – foi substituída por uma chuva constante. Com mais visão, perde-se mais um pouco do fator surpresa. Outros tropeços são as câmeras diversas vezes mal posicionadas e a ocorrência de – travadas – quando há muitos personagens na tela. No fim, Downpour ainda dá alguns sustos. Mas fica muito longe dos primeiros jogos de Silent Hill.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]