Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Internet

Sites de avaliação ajudam a aprimorar pequenos negócios

Plataformas como TripAdvisor e Booking ganham importância na estratégia de relacionamento
com os clientes

  • Jéssica Sant’Ana
Camila Kaminski, dona do Empório Kaminski, acompanha diariamente notas e críticas atribuídas por seus clientes na internet. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Camila Kaminski, dona do Empório Kaminski, acompanha diariamente notas e críticas atribuídas por seus clientes na internet. Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

As plataformas de avaliação e recomendação de estabelecimentos podem ser grandes aliadas dos pequenos negócios na prospecção de clientes e no aumento das vendas. Estar presente com avaliações positivas em sistemas como TripAdvisor, Booking e Yelp garante credibilidade e visibilidade para as empresas. Cabe ao empreendedor estar atento a essas informações e monitorar o que falam do seu negócio para assegurar um bom desempenho dentro e fora da internet.

É o que faz há um ano Camila Kaminski, proprietária do Empório Kaminski. Sempre que recebe um alerta de avaliação na plataforma TripAdvisor, a empresária confere qual foi o conteúdo publicado e dá um feedback ao cliente. Ela afirma que essa rotina fez a padaria ser conhecida por pessoas de cidades vizinhas e turistas, o que aumentou o fluxo de novos clientes nas duas lojas que possui em Curitiba.

O funcionamento dos sites colaborativos é semelhante às redes sociais. Normalmente, os próprios clientes abrem na plataforma um perfil para determinada empresa e comentam o que acharam do atendimento, do espaço físico e da qualidade do serviço ou produto. Os usuários também atribuem notas. Depois, é feito um ranking com as marcas avaliadas.

Como os consumidores, principalmente os novos clientes, tendem a se basear nas avaliações on-line antes de contratar um serviço ou ir a determinado estabelecimento, é importante que o empreendedor monitore tudo o que falam da sua marca. A melhor maneira de começar é fazer uma busca nessas plataformas ou no próprio Google para ver se alguém está citando a sua empresa.

No caso do Empório Kaminski, o perfil da padaria já existia no TripAdvisor sem que a proprietária soubesse. Foram os próprios funcionários da loja que a alertaram sobre a existência dos comentários. Camila utilizou, então, os tutoriais que a ferramenta disponibiliza para saber como interagir com os clientes. Ela também adicionou informações e fotos ao perfil da padaria e assinou um alerta para ser informada a cada nova avaliação postada.

A consultora do Sebrae-PR Marielle Rieping recomenda que os pequenos negócios tenham uma postura ativa na internet, interagindo com críticas e elogios. “O público presta muita atenção em detalhes. É importante responder tudo para quebrar o gelo da internet e gerar um vínculo de emoção”, diz.

o que você achou?

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE