• Carregando...

Rio de Janeiro – Com o bina, já sabemos quem está nos ligando. E se pudéssemos saber também se a pessoa que nos telefona está... mentindo ou dizendo a verdade? Pois a empresa israelense Batm bolou o supra-sumo da paranóia tecnológica na era da informação. É um software – o KishKish Lie Detector – que junta um detector de mentiras digital ao programa Skype de voz sobre internet (VoIP).

Para quem quiser testar, o KishKish é baixável da web (em www.kishkish.com/downloads.php) e se vale da técnica de análise de estresse vocal. Mas não custa avisar: vários estudos citados no site da American Polygraph Association, em www.polygraph.org/ voicestress.htm, mostram que há pouca precisão nessa tecnologia.

O KishKish se baseia no seguinte: quando falamos, uma substância química auxilia as cordas vocais a vibrarem, esticando-se ou relaxando à medida que vamos conversando. Assim, a voz sai em diferentes registros, ou freqüências, de acordo com a vibração. Segundo alguns especialistas, quando a pessoa mente, o estresse ligado ao ato faz suas cordas vocais vibrarem numa freqüência mais alta que a usual. De modo que, em tese, seria possível detectar que aquele "amigo" indigno de confiança está enrolando você mais uma vez.

"Não se trata do volume da voz, veja bem, mas da vibração das cordas vocais", explica Alex Rosenbaum, chefe da área de desenvolvimento da Batm e criador do programa, por telefone, de Israel. "Não podemos ouvir essas freqüências, mas o software pode detectá-las. O princípio da análise de estresse de voz é similar ao do polígrafo, em que o estresse afeta a pressão sangüínea e outras características do corpo".

Segundo Alex, o KishKish é uma espécie de painel que toma a frente toda vez que uma ligação no Skype é recebida pelo usuário. Os primeiros segundos da ligação são usados para calibrar o software, criando uma base para a análise, verificando as freqüências da voz do interlocutor. Uma vez estabelecidos os padrões de vibração, o programa aponta momentos em que o interlocutor aparentemente está mentindo – através de um ponteiro que mede o nível de estresse das cordas vocais de zero a dez ou de uma luz verde que muda para o vermelho em caso de suspeita de enrolação.

O programa é, por enquanto, grátis (freeware) e requer no mínimo Skype 3.0 para funcionar. A empresa tem outros produtos (com versões free e pagas, mais parrudas) para o Skype, como um gateway móvel para puxar telefonemas via VoIP para celulares e uma secretária eletrônica via internet.

É claro que uma tecnologia como a do KishKish Lie Detector é envolta em polêmica. "Definitivamente, ela não é unanimidade. Nós imaginamos o software como um produto de entretenimento, não como uma ferramenta profissional ou oficial", explica Alex. "O próprio polígrafo não é aceito oficialmente em vários países".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]