• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

O mercado das telecomunicações sofreu um pequeno terremoto na semana passada, quando o Skype e a operadora de telefonia móvel 3 anunciaram o lançamento de um celular que fará ligações pela internet. O tremor não assustou demais, afinal o setor está acostumado a ter de repensar seus modelos de negócio constantemente desde a popularização da banda larga – e dos serviços de voz pela internet (VoIP).

O 3 Skypephone, nome do tal aparelho, foi lançado oficialmente na última sexta-feira no Reino Unido, Austrália, Áustria, Dinamarca, Hong Kong, Itália, Irlanda, Macau e Suécia. A grande diferença em relação aos planos tradicionais de telefonia que ele apresenta é a total inexistência da franquia de minutos. O usuário paga à 3 uma tarifa mensal única – cerca de 50 libras (R$ 180) na Inglaterra – e fala o quanto quiser. Distâncias geográficas não interferem no serviço, pois ligações internacionais, interurbanas e locais, para fixos e móveis, todas terão custo zero. Bom para o consumidor, complicado para as operadoras que têm nas taxas de interconexão (cobradas quando uma discagem atravessa a rede de mais de uma empresa) uma grande fonte de receitas.

Além da conectividade, o 3 Skypephone tem câmera de 2 megapixels, tocador de MP3, slot para cartões miniSD, suporta a exibição de tevê digital em sua tela de 2 polegadas e estará disponível nas cores preto ou branco, com detalhes em azul e rosa. Tudo isso sem contar que, obviamente, só funciona em redes de terceira geração (3G), mais rápidas na transmissão de dados digitais e programadas para começar a funcionar no Brasil em meados de 2008.

De acordo com os executivos da 3, o Skypephone oferece uma experiência melhor nas conversas VoIP do que outros celulares que já aceitavam a instalação do software de telefonia pela internet, como Nokia N95, Sony Ericsson W950i e LG Shine U970.

O anúncio também foi importante ao dar mais atenção ao Skype, que vinha enfrentando dificuldades financeiras desde que a empresa européia foi vendida para a norte-americana eBay, há dois anos, por US$ 2,6 bilhões. Tanto que seus fundadores, Niklas Zennstrom e Janus Friis, têm dado mais atenção ao Joost, uma empresa de canais de vídeo on-line. "Estamos otimistas e acreditamos que dentro de alguns anos venderemos milhões de Skypephones ao ano, mas até o fim de 2007 nossa expectativa é vender algumas centenas de milhares de unidades em todo o mundo", disse Frank Sixt, diretor financeiro da empresa controladora da 3, o grupo sino-britânico Hutchison.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]