• Carregando...

Pelo menos 31% dos mais de cem milhões de usuários de celulares no Brasil já usam mensagens de texto (SMS). Os serviços, entre os preferidos dos integrantes das classes A e B, atraem cada vez mais indivíduos das classes C, D e E. Foi o que constatou um levantamento realizado pela consultoria LatinPanel com mais de 19.830 brasileiros.

De acordo com a pesquisa, os indivíduos das classes A e B ainda respondem por 49% dos usuários, mas aumentou para 32% a participação de cidadãos da classe C na prática de envio de SMS, contra 19% das classes D e E, graças ao baixo custo em relação à ligação de voz.

Os estados da região Sul do país lideram em volume de mensagens de texto, com 40% dos usuários de celulares utilizando a ferramenta. Segundo o estudo, realizado em dezembro de 2006, 39% dos usuários de telefones móveis da região Leste (que abrange Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Estado do Rio de Janeiro) adotam SMS. O Grande Rio (capital e região metropolitana da cidade) aparece em terceiro, com 36% dos clientes de operadoras celulares, seguido pelos estados do Centro Oeste (32%), Grande São Paulo (28%) e Norte e Nordeste (25%). Apenas 23% dos indivíduos residentes do interior de São Paulo mandam mensagens de texto pelo celular.

Hábito de se relacionar

A consultoria LatinPanel aproveitou ainda o estudo para traçar um perfil preliminar do uso no Brasil dos programas de mensagens instantâneas (IMs, da sigla em inglês) e do Orkut, ferramenta de redes sociais e de relacionamento do Orkut.

Os dados constataram que 10% dos brasileiros entrevistados usam alguma ferramenta de bate-papo, como MSN, Yahoo Messenger ou Google Talk. A região do Grande Rio foi identificada como a de maior adesão, já que 15% dos indivíduos entrevistados residem na capital. Em segundo lugar aparecem empatados os paulistanos (13%) e os gaúchos (13%), seguidos por usuários do interior de São Paulo (12%), dos estados do Centro Oeste (10%), dos estados da região Leste (9,5%) e do Norte e Nordeste (7%).

Já o canal de relacionamento Orkut é usado por 10,7% dos mais de 19 mil entrevistados, sendo que 16,2% dos participantes do estudo moram no Grande Rio. De acordo com o levantamento, os cidadãos da Grande São Paulo aparecem em segundo, com 14,9% dos entrevistados. Os gaúchos aparecem na terceira colocação (12,4% dos entrevistados), à frente dos paulistas do interior (11,7%), de usuários dos estados do Leste (9,6%), do Norte e Nordeste (7,3%) e do Centro Oeste (7,2%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]