• Carregando...
Nani Góis mostra o lugar onde deveria estar o notebook: 4 mil fotografias perdidas | Nani Góis/Divulgação
Nani Góis mostra o lugar onde deveria estar o notebook: 4 mil fotografias perdidas| Foto: Nani Góis/Divulgação

Ladrões de equipamentos e até mesmo de informações sigilosas (potencialmente lucrativas) andam tão satisfeitos quanto os cidadãos de bem com a recente popularização dos notebooks no Brasil. Basta identificar uma mochila de nylon em um café ou à espera do sinal verde no cruzamento para obter um bom dinheiro como resultado do furto de um computador portátil. O pior é que o preço do hardware, que caiu nos últimos anos, nem sempre é o mais precioso. Fotos, senhas bancárias, documentos profissionais e empresariais circulam, muitas vezes sem proteção, pelas vias de grandes cidades.

O fotógrafo Nani Góis conhece muito bem esse drama. Há dois anos, ele teve seu notebook furtado no Centro de Curitiba, quando ia visitar a filha e o neto recém-nascido. O computador estava no porta-malas do carro, um lugar que Nani acreditava ser seguro, já que não havia nada à vista de quem passasse pela rua. O problema é que os ladrões entraram justamente pelo porta-malas. Mais tarde ele veio a saber que, naquela vizinhança, era comum o arrombamento de carros para levar o pneu estepe – o dele, aliás, também foi levado.

Sem backup

Muito mais traumático do que a perda do aparelho – que era dos mais caros, coisa de R$ 8 mil em preços da época, presente de uma das filhas – foi ficar sem o conteúdo do disco rígido. "Tinha entre 3 e 4 mil fotos minhas guardadas naquele computador", conta. A imensa maioria delas não tinha cópias. "Eu estava fazendo o backup delas, e alguns DVDs com cópias das fotos também foram levados." Ou seja, o estrago foi geral. "E o pior é que os caras vão vender isso por um preço de banana. Não têm nem ideia do que estão levando, que é o resultado de anos de trabalho", desabafa Nani.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]