• Carregando...
Entenda a mudança de padrão |
Entenda a mudança de padrão| Foto:

A RPC-TV deu início na noite de ontem à transmissão do sinal digital para Curitiba e região metropolitana. A qualidade de som e imagem na tevê digital será percebida pelos usuários que tiverem um conversor (set-top box) ou uma tevê Full HD com o conversor acoplado.

O sistema adotado pelo Brasil para as transmissões da tevê digital aberta usa a freqüência UHF, que compreende os canais a partir do 14. A RPC-TV Digital vai operar no canal 41. Mas não basta ter somente a antena UHF para sintonizar o canal com qualidade digital. O engenheiro da área de pesquisa e desenvolvimento da RPC-TV, José Frederico Rehme, explica que não há transmissão alguma no canal 41 sintonizado diretamente na tevê, sem o conversor.

A qualidade e nitidez de som e imagem é percebida de acordo com os equipamentos disponíveis pelo usuário. Tendo antena UHF e conversor, o telespectador terá três situações de imagem que estão relacionadas com o tipo de televisor disponível e a forma como a programa foi produzido (veja infográfico ao lado).

Na primeira situação, quando se tem um televisor comum (ou de tubo de imagem), a transmissão digital vai proporcionar ganho de qualidade, mas não se terá toda a nitidez da imagem em alta definição. "O ganho para os televisores de tubo é não haver qualquer tipo de interferência na imagem. Sintonizando o canal digital, não se terá chuviscos ou ruídos, comuns nas transmissões analógicas", afirma Rehme.

Os televisores mais modernos, do tipo LCD ou plasma, têm um monitor digital, e com isso o ganho na imagem será maior. "Em televisores de plasma ou LCD que não são do tipo Full HD, a imagem da tevê digital será próxima à transmitida pelo DVD."

Os aparelhos de tevê mais novos disponíveis no mercado têm a resolução de imagem chamada de Full HD. Este é o padrão de alta definição. O usuário que tiver este tipo de aparelho terá uma qualidade de imagem e som até seis vezes maior do que a qualidade da imagem analógica.

Além dos equipamentos, a forma como são produzidos os programas também tem influência. "A única situação em que se tem o Full HD é quando a produção é captada, transmitida e reproduzida em alta definição", explica Rehme. Para esta situação ideal, é preciso ter um programa feito em alta definição, um receptor de sinal digital e uma tevê Full HD.

Na estréia da tevê digital, a RPC-TV terá na grade de programação algumas produções em alta definição. A novela A Favorita, o programa semanal A Grande Família, algumas reportagens do Globo Repórter e do Fantástico, alguns jogos de futebol do Campeonato Brasileiro e alguns filmes.

A programação produzida em formato analógico será convertida para HD para ser transmitida pelo sistema digital. Neste caso haverá ganho de qualidade na imagem, mas não a definição perfeita do Full HD.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]