• Carregando...
O mini Jardim Botânico é criação de Eraldo Rosa Filho | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
O mini Jardim Botânico é criação de Eraldo Rosa Filho| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Variedade

Fãs de Curitiba "terão trabalho" para escolher um item

A coleção SouCuritiba tem objetos para quem curte decoração, jogos, papelaria, história, arte e moda. Entre os divertidos, destaque para a Lata de Ar, do agente de viagens Alessandro Catenaci. Uma latinha de sardinha lacrada, decorada com ícones da cidade, brinca com o imaginário do turista. "Dá pra levar um pouco do ar frio de Curitiba", diverte-se Catenaci. Outra ideia bem humorada são os bottons com as Indiretas Curitibanas, de Mylena Pampuch da Silva, com frases e comportamentos típicos do curitibano, como o leitE quentE e a mania de fazer fila em todos os lugares.

Teve quem uniu história, arte e brincadeira no mesmo produto. Ana Nery e a mãe, Mirna Lauredo, confeccionam matroskas em madeira. Aplicaram a figura, agora reproduzida em pedrinhas, em casas coloniais pintadas nas pedras de petit-pavê. "Observamos o interesse do turista pelas nossas casas. E resolvemos trabalhar com as pedras", explica Mirna.

Marcadores de livro, blocos, pranchetas, ecobags, camisetas, postais, bandanas, caixas de chocolate também estão na vitrine do SouCuritiba. Assim como os piás e gurias da artista plástica Katia Boccaletti Píccolin. Zeca, Vânia, Thiago, Patty, Theo, Ana Tereza, Cosme e Pierino são peças autorais, feitas de papel marchê. Formam uma família, que conta a história da colonização de Curitiba e os principais bairros dos imigrantes. "Quem compra um boneco, leva o livro com a história de todos", explica Kátia. Um jeito criativo de conquistar o turista e fazê-lo voltar para buscar o restante da turminha – e da coleção.

Serviço

A coleção SouCuritiba está nas lojas Leve Curitiba e Empório Metropolitano. A partir de 16 de dezembro, vendas também pelo site do projeto. Inscrições para a nova turma do Projeto Souvenir, do Sebrae, a partir de fevereiro de 2014.

Seja pelo prazer da lembrança ou para presentear amigos e familiares, souvenirs estarão na bagagem do viajante no retorno para casa. O desafio de quem produz é ter o apelo certeiro para fazer o objeto ser o eleito entre tantas opções. Quarenta novos souvenirs disputam a preferência de quem visita Curitiba, a partir desta semana. A marca SouCuritiba reúne 23 produtores, participantes do projeto piloto do Sebrae-PR, que capacitou artistas, designers e artesãos para criação de uma coleção inédita de lembrancinhas que traduzem a alma da cidade. O resultado pode ser conferido nas lojas Leve Curitiba, Empório Metropolitano e na barraca da marca na feira do Largo da Ordem, a partir deste domingo.

A ideia era dar as ferramentas necessárias para criação de produtos novos e exclusivos, dirigidos ao turista esperado para a Copa de 2014. Também deveriam reunir atributos para ir além do período dos jogos. Sessenta profissionais participaram da capacitação. "Com enfoque no empreendedorismo, trouxemos experiências de fora, fornecemos pesquisas sobre o comportamento do turista em Curitiba, promovemos oficinas de criatividade e discutimos os projetos, numa verdadeira imersão no tema", explica a consultora Patrícia Albanez, do Sebrae-PR.

Depois de quatro meses de trabalho, os projetos foram selecionados por uma curadoria para fazer parte da coleção SouCuritiba. "Inovação e qualidade foram os critérios de avaliação", diz Patrícia.

A rapidez do processo surpreendeu o designer Eraldo Rosa Filho, autor do mini Jardim Botânico, miniatura em resina com sementes de grama no teto, que germinam ao serem regadas. "Trabalho na indústria e sei como funcionam os prazos para criação e aprovação de um novo produto. Participar desse projeto mostrou o quão ágil se pode ser, em escala reduzida", relata o designer.

Rosa modelou a estufa no computador e usou uma impressora 3D para fazer a peça. Para produzir em escala industrial, usou o molde de silicone, uma técnica tradicional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]