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Os planos de expansão da Spaipa, fabricante e distribuidora da Coca-Cola no Paraná e no interior de São Paulo, iniciados ainda em 2005, devem continuar em 2006, embora em ritmo um pouco mais lento. No ano passado, a empresa instalada em Curitiba aumentou seu volume de produção em 15%, em relação a 2004, como resultado de um investimento de R$ 45 milhões em marketing e na compra de novos equipamentos. Nos próximos 12 meses, a Spaipa pretende produzir 156 milhões de caixas de bebidas, volume 8% superior ao ano passado.

Segundo a diretora de vendas e marketing da companhia, Neuri Pereira, para elevar em cerca de 30 milhões o número de unidades produzidas, a Spaipa pretende investir R$ 53 milhões na modernização de suas fábricas em 2006. "Vamos aplicar recursos na própria indústria e também nas áreas de logística e tecnologia de informação, para dar suporte a esse aumento de produção."

A empresa lançou oficialmente ontem sua nova logomarca que, segundo a diretora, ilustra essa fase de expansão vivida pela empresa. "Desde a criação da empresa, em 1995, usávamos a mesma logomarca, que representava a fusão pela qual ela foi criada", diz. "Agora precisávamos de um novo simbolismo, para marcar essa fase de plena expansão que vivemos. Principalmente porque hoje já podemos dizer que nos consolidamos como uma única empresa." A Spaipa foi criada pela fusão de três distribuidoras de bebidas: Paraná Refrigerantes, Bauro Refrigerantes e Rio Preto Refrigerantes. Nos próximos dias a empresa deve lançar campanhas de divulgação da nova marca. "Essa transformação da marca vai nos dar força para novas conquistas, assim como tivemos na primeira década da empresa."

De acordo com a diretora, o aumento da demanda em 2006 deve ser resultado de algumas mudanças no portfólio de produtos da empresa. Neuri diz que algumas embalagens devem ser modificadas e outras devem se consolidar no mercado, mas não informa quais serão os produtos. "Na prática, essa mudanças diversificam nossa cartela de produtos e nos permite ganhar mercado."

Embora a diretora aposte num crescimento geral de todo segmento de bebidas, são as "não-alcoólicas" que devem puxar o faturamento da empresa. "É uma tendência natural que estamos percebendo na população", explica. "Pela ordem, o mercado de água cresce mais, depois de refrigerantes e sucos e por último de cervejas." Além da linha de refrigerantes Coca-Cola, a Spaipa fabrica e distribui produtos da Kaiser e Sucos Mais. Suas fábricas estão instaladas em Curitiba, Maringá, Marília (SP) e Bauru (SP).

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