• Carregando...

A agência de classificação financeira Standard & Poor's reduziu, nesta terça-feira (30), a nota da dívida soberana da Argentina de "B" a "B-" por causa dos crescentes riscos financeiros que o país atravessa. A S&P citou a decisão de um tribunal de apelação norte-americano que rejeitou um recurso da Argentina contra um veredicto anterior de um juiz que exige o pagamento dos bônus de sua dívida em default, assim como a decisão de duas de suas províncias de pagar em pesos dívidas emitidas em dólares.

A agência cita, além disso, a retenção da fragata "Liberdade" em um porto de Gana desde o dia 2 de outubro por ordem de um juiz local, que aceitou uma reivindicação do mesmo grupo de investimento que entrou com a ação nos Estados Unidos.

Estas questões "destacam os crescentes desafios que o governo continuará enfrentando para projetar sua política econômica e de manejo da dívida", segundo comunicado.

A decisão da S&P veio pouco depois de outra agência de classificação financeira, Fitch, colocar "sob perspectiva negativa" a nota da dívida argentina a longo prazo, atualmente em "B" (muito especulativa).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]