• Carregando...
Veículo autônomo da Optimus Ride
“Em ambientes estruturados, veículos autônomos podem resolver hoje problemas do mundo real”, defende o CEO da companhia, Ryan Chin. (Foto: Reprodução/Optimus Ride)| Foto:

Uma startup norte-americana especializada em veículos que dispensam a figura do motorista anunciou nesta terça-feira (6) o lançamento do primeiro programa de uso comercial da tecnologia na cidade de Nova York. A partir da quarta (7), seis minivans da Optimus Ride vão circular pela área do parque industrial Brooklyn Navy Yard, um complexo privado de manufatura e tecnologia que concentra mais de 400 empresas e soma 10 mil trabalhadores.

Os veículos servirão como opção de transporte de passageiros, gratuito e aberto a todos. A linha vai operar no formato circular e terá como principal ponto de partida a área de embarque e desembarque do sistema de balsas da cidade, em um cais recém inaugurado. Conforme comunicado da Optimus Ride, a estimativa é de que o serviço seja utilizado por 16 mil passageiros ao mês.

Apesar de terem capacidade de rodar de modo inteiramente autônomo, os veículos contarão com um motorista e operador de software, como medida de segurança na fase inicial de operação.

De acordo com o CEO e co-fundador da Optimus Ride, Ryan Chin, a adoção do sistema no Brooklyn Navy Yard servirá como validação para o serviço da startup, mas também para a tese de que "os veículos autônomos podem resolver hoje problemas do mundo real em ambientes estruturados". "Além disso, nosso sistema fornecerá acesso e experiência com autonomia para milhares de pessoas, ajudando a aumentar a aceitação e a confiança dessa nova tecnologia, o que ajuda a impulsionar o setor como um todo", defendeu Chin no comunicado divulgado pela companhia.

Lançada em 2015, a Optimus Ride já implementou sua tecnologia em diversos locais da área de Boston, com mais de 20 mil viagens realizadas com sucesso em seus quatro anos de atividades. A startup também tem acordos já firmados para oferecer o serviço em outros três locais nos Estados Unidos: na Halley Rise, na Virgínia; em Paradise Valley Estates, na Califórnia; e no Parque Marítimo Raymond Flynn e no Seaport District, em Massachusetts.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]