• Carregando...

O lançamento da campanha de vacinação contra aftosa ocorre em Palmeira, nos Campos Gerais, mas a preocupação maior das organizações sanitárias é com as regiões Sul e Centro-Sul do estado. Isso porque, na última campanha (maio), foram registrados índices de vacinação abaixo da média estadual de 98,62% pelos núcleos da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Guarapuava (95%) e Laranjeiras do Sul (96%) – Centro-Sul – e Irati (96%) e União da Vitória (95%) – Sul.

A região que concentrava as atenções em campanhas anteriores era a da fronteira: os 27 municípios entre Barracão e Marilena. Segundo a Seab, existem 770 mil animais em 22 mil propriedades nessa faixa do território paranaense, próxima à Argentina, ao Paraguai e ao estado de Mato Grosso do Sul.

A situação se inverteu, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seab, Marco Antônio Teixeira Pinto. "As regiões de Guarapuava, Laranjeiras, União da Vitória e Irati perderam para a fronteira, onde a vacinação chegou a 99,77%", compara.

A inversão é atribuída ao trabalho de uma força-tarefa criada para reforçar a vacinação na região fronteiriça em maio. Participaram cerca de 900 pessoas entre ficais do estado e das prefeituras, bem como integrantes de sindicatos e cooperativas. Em todo o Paraná, existem apenas 200 agentes do governo estadual atuando na campanha.

Segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária do Paraná, a equipe vem sendo reforçada. Devem ser nomeados nesta semana para a Seab 63 veterinários e 81 auxiliares de campo (técnicos agrícolas), que prestaram concurso em março. Os novos funcionários públicos vão permitir concentração de mais servidores na campanha contra a aftosa, afirma.

A vacinação dos rebanhos bovinos e bubalinos é obrigatória, entre hoje e dia 20. Depois desse prazo, haverá dez dias para apresentação de comprovantes de vacinação. Trata-se de formulários que os criadores recebem junto com a nota fiscal, no ato da compra das vacinas. Eles devem ser preenchidos e entregues nas unidades da Seab. Nesses formulários, os criadores descrevem cada animal de seu rebanho e declaram quantos foram vacinados. (JR)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]