São Paulo O alto nível de endividamento do consumidor brasileiro e uma alteração no calendário fizeram o setor de supermercados iniciar 2006 em baixa. As vendas acumuladas no primeiro trimestre deste ano tiveram queda de 4,83%. Só em março, o recuo foi de 10,10% em comparação com março de 2005 o pior desempenho mensal desde novembro de 2003.
O fato de a Páscoa ter sido celebrada neste ano em abril foi uma das razões para o fraco desempenho dos supermercados, segundo João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras).
No ranking divulgado ontem pela Abras, o Pão de Açúcar é líder, com 15,2% de participação do mercado e faturamento de R$ 16,2 bilhões em 2005. A rede inclui também o Extra e o CompreBem. Em segundo lugar aparece o Carrefour, com faturamento de R$ 12,5 bilhões. O fato novo na divulgação de ontem é a aproximação do terceiro colocado, Wal-Mart, com faturamento de R$ 11,7 bilhões. Com a aquisição do Sonae no final do ano passado, o Wal-Mart pode ultrapassar o Carrefour no ranking deste ano. A rede paranaense Condor ficou em 12.º lugar no ranking nacional, com faturamento de R$ 765,8 milhões. Já a rede Mufatto, 11.ª colocada no ano passado, não apareceu entre os 20 maiores supermercados do país na lista divulgada ontem. Na terça-feira, porém, o presidente da rede, Everton Mufatto, explicou que isso já era esperado, porque os dados da rede Mufatto não foram enviados em tempo à Abras.
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