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São Paulo (AE) – As vendas dos supermercados brasileiros registraram em julho uma queda real de 0,16% em relação a julho de 2004, segundo os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com junho, houve aumento de 5,82% e, no acumulado do ano, as vendas registram um crescimento de 3,11% em relação ao período de janeiro a julho de 2004.

Em agosto, as vendas nos supermercados devem registrar novo recuo, tanto em relação ao mesmo período do ano passado como na comparação com julho, de acordo com a Abras. Mesmo assim, está mantida a previsão de aumento de 2% das vendas no ano.

Marcas menores

A Abras apontou também a retomada do movimento de substituição de marcas líderes por outras de preço inferior, a exemplo do que ocorreu fortemente em 2003, em conseqüência da perda de poder de compra dos consumidores.

Esse movimento pode ser notado também pela pesquisa de desempenho de vendas em volume físico realizada pela associação. Enquanto o faturamento do setor no primeiro semestre cresceu 3 68% em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas em volume subiram 5,11%. Isso demonstra, segundo Oliveira, a deflação dos preços, mas também a substituição. Ele destacou que no ano passado e no primeiro trimestre de 2005 as marcas líderes em sentindo contrário, vinham recuperando seu espaço.

O presidente da associação, João Carlos de Oliveira, explicou também que as indústrias, para driblar a perda de vendas, estão tentando se adaptar à situação por meio do lançamento de produtos de menor valor agregado ou diversificando a oferta com alterações no tamanho e peso de embalagens.

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