Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
trabalho

Taxa de desemprego deve terminar 2010 no menor nível da história, diz Lupi

Segundo ele, desemprego deve ficar entre 6,9% e 7% no fim de 2010. Em novembro deste ano, taxa somou 7,4%, a mais baixa desde 2002

A criação de mais de dois milhões de empregos com carteira assinada em 2010 vai contribuir para baixar a taxa de desemprego para o menor nível da história, afirmou nesta quarta-feira (30) o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Em novembro deste ano, a taxa somou 7,4%, a mais baixa desde 2002, e, para o fim do próximo ano, a estimativa do ministro é de que ela recue para 6,9% a 7%.

"Eu acredito que 2010 vai ser o melhor ano para a economia e para a geração de empregos do governo Lula. Esse fim de ano foi o melhor Natal da história em termos de média de compras. Vamos ter um início de 2010 muito forte, com a indústria puxando a geração de empregos, porque os estoques estão baixos e, portanto, terá de fazer contratações", disse Lupi a jornalistas.

Ele afirmou que o aumento de R$ 45 previsto para o salário mínimo a partir de janeiro, com pagamento em fevereiro, para R$ 510, vai injetar mais recursos na economia, e, com isso, estimular o crescimento econômico e a geração de empregos. Em 2008, disse Lupi, 27,28 milhões de pessoas, com e sem registro profissional, receberam até um salário mínimo.

"Um aumento de quase 10% para o salário mínimo garante um mercado interno aquecido. Também vai haver uma melhora do quadro externo. Todas as avaliações do mercado de trabalho são muito positivas", acrescentou o ministro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.