• Carregando...

Porto Alegre (RS) – Um trator produzido em Curitiba, o TT 3880F, para ser utilizado em pequenas propriedades, foi um dos vencedores do prêmio Gerdau Melhores da Terra, entregue ontem no Rio Grande do Sul. Fabricado pela New Holland, a máquina recebeu o troféu prata na categoria Novidade, disputada por outros 48 produtos fabricados no Brasil e outros países do Mercosul.

A entrega do troféu, uma das premiações mais esperadas da Expointer, foi entregue a 11 vencedores de Brasil, Chile e Argentina. O número de trabalhos inscritos foi recorde e saltou de 92 no ano passado para 600 em 2007, em três categorias. Foram registradas 35 participações no segmento Novidade, 49 no Destaque e surpreendentes 516 na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com trabalhos científicos voltados para temas da engenharia agrícola.

A primeira é destinada a máquinas e equipamentos lan-çados há 1 ano e devem, obrigatoriamente, terem sido apresentados na Expointer. Para o coordenador da comissão julgadora, professor Luiz Fernan-do Coelho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, "são inovações que representam a aposta do futuro". A categoria Destaque traduz o lado mais prático do trabalho de avaliação do prêmio. São produtos já em uso, testados e avaliados diretamente na propriedade. No período de avaliação a comissão julgadora percorreu 69 mil quilômetros e entrevistou 592 usuários de equipamentos. Já a intenção na P&D é discutir o potencial da produção científica e colocar na vitrine produções científicas – acadêmicas e profissionais.

O Gerdau Melhores da Terra foi criado há 25 anos, com o objetivo de contribuir com a evolução tecnológica da indústria de máquinas a partir de necessidades verificadas junto ao consumidor final. A pretensão dos organizadores é oferecer aos fabricantes mais uma ferramenta de avaliação que possa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e processos da indústria, com benefícios diretos ao agricultor.

Claudio Gerdau Johannpeter, diretor de operações do grupo e coordenador geral do Melhores da Terra, explica que além do incentivo à produção acadêmica e da contribuição à indústria, o prêmio tem relação direta com a atividade da companhia. A Gerdau possui duas linhas agropecuárias, que representam em torno de 15% do faturamento no Brasil, que no ano passado atingiu R$ 28 bilhões. Sobre a abrangência no Mer-cosul, ele diz que passa pela questão da integração econômica desses países, onde a Gerdau mantém atividade de mercado ou industrial.

Os vencedores em cada categoria foram revelados no último sábado, primeiro dia da Expointer, e o troféu foi entregue ontem, em Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre (RS), na sede da usina Gerdau Riograndense. Na edição de terça-feira o suplemento Caminhos do Campo publica a relação completa dos premiados. (GF)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]