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Ter o produto que procura na gôndola do supermercado a qualquer dia do ano requer muito mais que o pedido certo do supermercadista. É preciso uma boa organização do fornecedor, com vendedores sintonizados à área de logística da empresa, oferecendo os produtos com a rapidez e a qualidade que o mercado exige. A Spaipa, fabricante e distribuidor da Coca-Cola no Paraná e interior de São Paulo, tem se destacado por utilizar a tecnologia como aliada nesse processo.

Para manter os trabalhos alinhados com o que o mercado oferece de mais moderno, a empresa investe anualmente em TI aproximadamente 1,2% de sua receita líquida. "A nossa estratégia é alinhar os requerimentos do negócio à tecnologia. Não adotamos tecnologia por tecnologia, mas onde teremos um retorno dimensionado", diz o gerente dde TI da empresa, Claudio Fontes.

Exemplo desses investimentos é a integração da área comercial por meio de equipamentos móveis. Desde 2001, os cerca de 300 vendedores utilizam o Symbol PPT 2800, que acoplado a um celular infra-vermelho realiza a transmissão de dados, e outra parte com o modelo POZ, da Cyberbank, um aparelho convergente, com tráfego de dados, celular e internet. "Os vendedores realizam a transmissão de vendas por quatro vezes ao longo do dia, o que facilita o processo de análise para a entrega no dia seguinte", lembra o gerente de TI.

De acordo com ele, essa agilidade também oferece maior qualidade de vida aos vendedores, que não precisam retornar à companhia para descarregar os dados de vendas, e às gerências, que conseguem fazer o planejamento ao longo do dia, dimensionando toda a distribuição dentro de um prazo coerente.

Um novo sistema de faturamento desenvolvido na plataforma ERP (Enterprise Research Planning), que está sendo estudado por algumas franquias da Coca-Cola mundial, também já foi implementado pela distribuidora paranaense.

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