• Carregando...
QR code mobile phone scan on screen. Business and technology concept.
QR code mobile phone scan on screen. Business and technology concept.| Foto: BigStock

Apesar de ainda estudar qual plataforma adotará para processar transferências e pagamentos instantâneos no Brasil – uma alternativa às transações com dinheiro, cheque, TED ou DOC – o Banco Central já marcou a data de estreia do novo sistema: novembro de 2020.

De acordo com Breno Lobo, assessor sênior do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do BC, a equipe do banco está analisando soluções bem-sucedidas no exterior, como QR Code Estático (não varia conforme a operação), QR Code Dinâmico (gerado a cada compra), Canal Mobile (em que o cliente realiza o pagamento direto na conta do recebedor e libera sua mercadoria na hora) e boleto com QR Code Dinâmico.

“Coletar o mínimo de informações possíveis do cliente é o ideal para o QR Code ser um facilitador de pagamentos. Definimos, por enquanto, celular, e-mail, CPF ou CNPJ”, detalhou o economista. “Imagina como essas tecnologias vão movimentar o e-commerce? Se hoje um boleto leva até três dias para ser compensado, em breve um pagamento poderá confirmado pelo lojista na hora”, emendou.

Expectativa de redução das taxas

O custo de cada operação será definido pelos bancos ou estará incluso em um pacote de serviços. Com o sistema de pagamentos instantâneos, a expectativa do BC é de redução das taxas para os clientes e também para as empresas que recebem o dinheiro — uma vez que haverá menos intermediários na operação.

Para fazer o pagamento instantâneo, serão necessários um smartphone, uma conta em um prestador de serviço de pagamento selecionado pelo consumidor e o aplicativo da empresa.

Apesar do avanço da tecnologia, os modelos conservadores de pagamento, como dinheiro e talão de cheque, não serão abandonados, garantiu Carlos Brandt, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC. “Não pretendemos acabar com nenhuma forma de pagamento, mas sim oferecer novas alternativas”, justificou ele, nesta terça-feira (8/10), no seminário MobiShop, em São Paulo.

A mudança, contudo, já está acontecendo e em ritmo acelerado. Em 2018, 30% dos brasileiros realizaram transações pelo celular, totalizando 29 bilhões de operações — um crescimento de 18,5% em relação a 2017, segundo dados do próprio BC.

Entre os pilares necessários para que o ecossistema de pagamentos instantâneos vigore a longo prazo estão disponibilidade da tecnologia 24 horas por dia e sete dias por semana, alta velocidade do sistema, conveniência e oferta para pessoas físicas, empresas e governo. “Cabe ao prestador de serviços analisar a solução que mais agrega valor ao seu cliente”, destacou Brandt.

Após o lançamento da plataforma com as dinâmicas que guiarão o setor, em 2021 será regulamentado o pagamento por aproximação via NFC (Near Field Communication).

Leia também: Era dos pagamentos instantâneos chega em 2020 para ampliar competitividade

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]