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Operadora curitibana utiliza a computação em nuvem para oferecer soluções de telefonia | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Operadora curitibana utiliza a computação em nuvem para oferecer soluções de telefonia| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Planos

Empresa quer se aproximar de desenvolvedores

A Directcall atende hoje cerca de 2 mil clientes, entre pequenas, médias e grandes empresas, incluindo nomes como Natura, Weg, Klabin e ThyssenKrupp. Curiosamente, somente uma pequena parcela da carteira é do Paraná, atrás de estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A sede da empresa, no bairro Boa Vista, conta com 70 pessoas.

A operadora de telefonia não divulga números de faturamento – um dos requisitos paras as empresas participarem do Espaço Inovação na Futurecom, porém, era ter um faturamento máximo estimado de até R$ 8 milhões em 2014. Na feira, a Directall apresentou sua mais nova solução, que permite a empresas desenvolvedoras de softwares de gestão incluir nos programas funções de telefonia. Assim, o funcionário pode usar o mesmo sistema de trabalho para efetuar ligações, mandar mensagens de voz e enviar SMS. "Simplificando, transformamos o que era aquela agenda telefônica antiga, que só guardava números, num celular", explica o diretor comercial da empresa, Hudson Galvino.

Entre os planos da operadora está lançar, no próximo ano, versões dos serviços e ferramentas para aplicativos corporativos usados em celulares e tablets. A intenção também é estreitar os laços com as desenvolvedoras de software do país, para que as ferramentas da empresa passem a ser "embarcados" em sistemas corporativos.

"A partir de dezembro estaremos trabalhando para nos aproximarmos das 200 fábricas líderes de softwares no Brasil. Um departamento novo está sendo montado só para esta iniciativa", diz o diretor técnico da Directcall, Djalma Aquino.

Em 1994, quando foi fundada, a curitibana Directcall conquistou clientes e ganhou espaço ao oferecer serviços de DDI (discagem direta internacional) para o mercado corporativo, barateando o custo das empresas com essas ligações. O negócio funcionou bem nos primeiros anos até que o advento da internet mostrou que mandar e-mails ou usar o Skype era tão prático quanto discar um número no telefone – e bem mais em conta.

Por livre e espontânea pressão, a operadora precisou se reinventar. Vinte anos depois usa como trunfo justamente a tecnologia antes vista como uma ameaça. Hoje, a Directcall aposta na computação em nuvem para oferecer soluções alternativas em telefonia a empresas, não só para reduzir custos mas também para otimizar o tempo e recursos dos clientes.

Um dos serviços é o Directcall Soft, que permite ao usuário utilizar o navegador de internet para fazer e gravar ligações, além de enviar SMS, usando um telefone comum. Outro recurso insere uma espécie de banner nos sites corporativos, onde o internauta pode solicitar que a empresa ligue naquele instante para sua casa ou celular – invertendo, assim, a lógica de atendimento por telefone.

"Hoje, só vender telefonia está cada vez mais difícil. As empresas que tiverem pensando só em vender tarifa vão acabar desaparecendo, porque todo dia sai uma tecnologia substituta nova, que vai abocanhando um pedaço do mercado, como o WhatsApp, Viber e o Skype. Então, ou você se reinventa para fazer algo realmente diferente, que é a nossa proposta, ou fica espremido", afirma o diretor comercial da Directcall, Hudson Galvino.

Vitrine

A utilização da nuvem facilita a adoção dos serviços pelas empresas, já que não são necessários novos equipamentos ou novas linhas. A expertise dos curitibanos no negócio chamou a atenção do Instituto de Tecnologia de Software (ITS) de São Paulo, que selecionou no mês passado a Directcall para fazer parte do Espaço Inovação durante a Futurecom 2014, o maior evento de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações da América Latina. O ITS fornece um estande coletivo para que pequenas e médias empresas possam mostrar suas soluções em um ambiente concorridíssimo – neste ano, a feira contou com mais de 350 expositores, incluindo gigantes como Huaweii, Ericsson, Nokia e Qualcomm.

A Directcall foi a única representante paranaense entre as cinco empresas selecionadas para o Espaço Inovação. "Essas empresas mostram para o mercado que o Brasil possui soluções novas que podem completar demandas já atendidas em alguns setores. No mundo todo, as grandes corporações estão aceitando este conceito de inovação aberta, captando serviços fora de suas próprias estruturas para agregar valor a seus clientes", defende o presidente do ITS, Descartes Teixeira.

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