• Carregando...

A companhia espanhola Telefónica informou nesta quarta-feira que espera formalizar nos próximos dias sua entrada no capital da Telecom Italia, depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a operação com restrições.

A autorização da Anatel se fez necessária porque a Telefónica detém no Brasil parte do controle da operadora celular Vivo, enquanto a Telecom Italia é dona da TIM Brasil, a segunda maior do país no setor.

A Telefónica lembrou que decidiu junto com seus sócios italianos Generali, Mediobanca, Intesa Sanpaolo e o grupo Sintonia (Benetton) a aquisição da Olimpia, das mãos da Pirelli, que possui 18% do capital da Telecom Italia.

A participação indireta custará à Telefónica 2,31 bilhões de euros (US$ 3,29 bilhões) e dará à empresa 42,3% da Telco, a holding que reunirá a fatia comprada e terá 23,6% social com direito a voto da Telecom Italia.

- A Telefónica terá cerca de 10% das ações das ações com direito a voto da Telecom Italia e um pouco mais de 6% do capital social total - disse um porta-voz da Telefónica em Madri.

A Anatel estabeleceu 28 condições para aprovar o acordo e deu prazo de seis meses para a Telefónica e Telecom Italia proporem soluções para cumpri-las.

Entre as exigências está a obrigatoriedade de que a Telefónica garanta que Vivo e TIM Brasil tenham "total desvinculação" entre si, o que inclui impedimento da empresa espanhola em indicar membros para o conselho de administração em quaisquer empresas controladas direta ou indiretamente pela Telecom Italia no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]