• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu em forte queda e recua 2,67%, aos 52.319 pontos. As bolsas de valores da Ásia despencaram com uma onda de venda de papéis que já havia atingido os mercados brasileiro, americano e europeu durante a quinta-feira. O dólar sobe 1,35%, negociado a R$ 1,9530. O risco-país tem alta de 2,67%, aos 192 pontos básicos, como reflexo da desconfiança dos investidores.

Nos Estados Unidos, a tendência é de mais um dia de perdas. A americana Countrywide Financial, líder no setor de hipotecas imobiliárias nos Estados Unidos, disse em um comunicado à Securities and Exchange Comission (SEC, regulador do mercado de ações) que as fracas condições no mercado de dívidas secundárias estão fazendo com que ela deixe de realizar operações de crédito. Os juros sobre os títulos do Tesouro continuavam em alta, com investidores buscando por ativos mais seguros. Papéis de dez anos tinham taxa de 4,74%.

Efeito cascata

Depois de uma injeção de 94 bilhões de euros do Banco Central Europeu na zona do euro e de outra de U$ 12 bilhões do Federal Reserve nos Estados Unidos, em uma ação conjunta , foi a vez do BC japonês atuar. A entidade monetária colocou 1 trilhão de ienes (US$ 8,45 bilhões) nas operações de seu mercado monetário, com uma leve alta em sua principal taxa overnight.

- É uma medida que foi tomada em resposta às condições no mercado - disse uma autoridade do Banco do Japão à Reuters, quando questionado sobre a injeção de recursos.

O efeito cascata da crise de crédito americana avançou nesta sexta-feira sobre as bolsas asiáticas e européias, especialmente depois que o banco francês BNP Paribas anunciou o congelamento das operações de três de seus fundos, no valor de 1,6 bilhão de euros.

A Bolsa de Tóquio, que já estava fechada quando o anúncio foi feito, repercutiu seus efeitos no pregão desta sexta-feira. Encerrou o pregão com queda de 2,37%, enquanto a bolsa de Hong Kong caiu 2,88%. Uma forte queda também foi registrada em Seul. O índice Kospi encerrou o pregão em queda de 4,2%. Em Taiwan a baixa foi de 2,74%. A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,1% e em Cingapura houve queda de 2,52%.

Na Europa, as principais bolsas operam em forte baixa nesta sexta-feira. Em Paris a queda é de 2,77%, em Londres registra baixa de 2,73% e Frankfurt recua 1,56%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]