• Carregando...

A Secretaria do Tesouro Nacional informou nesta quinta-feira (15) que foram captados US$ 750 milhões nos mercados norte-americano e europeu por meio do lançamento de papéis da dívida externa com vencimento em 2021. Essa foi a primeira emissão de títulos da dívida externa deste ano. A última operação desta natureza havia acontecido em dezembro de 2009.

Pelos recursos, o governo brasileiro pagará juros de 5% ao ano. Com isso, os juros pagos ficaram um pouco acima da operação realizada em dezembro, quando foram captados US$ 500 milhões com juros de 4,75% ao ano. A liquidação financeira da operação desta quinta-feira, ou seja, o dia no qual os valores ingressam nas reservas internacionais brasileiras, acontece em 22 de abril próximo.

O processo de lançar bônus no mercado internacional funciona como um leilão. Os investidores fazem sua proposta ao governo brasileiro, informando a taxa de juros e a quantidade de títulos que desejam receber, e o Tesouro Nacional as aceita ou não.

Além de aumentar o valor das reservas internacionais brasileiras, este tipo de operação também ajuda as empresas brasileiras a buscarem recursos no exterior. Isso porque a taxa de juros da captação do governo serve como referência das emissões do setor privado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]