• Carregando...
O governador Beto Richa, o ministro Paulo Bernardo e o vice-presidente do GRPCom Guilherme Cunha Pereira estiveram no evento | César Machado/ValePress
O governador Beto Richa, o ministro Paulo Bernardo e o vice-presidente do GRPCom Guilherme Cunha Pereira estiveram no evento| Foto: César Machado/ValePress

A RPC TV iniciou ontem, oficialmente, a transmissão da tevê di­­gital em Cascavel. Agora, o sinal digital da RPC TV cobre praticamente metade da população pa­­ranaense (46,8%) e chegará a um total de 72 municípios. O evento de lançamento foi realizado na sede da emissora e contou com a presença do ministro das Comu­ni­­cações, Paulo Bernardo.

Afiliada à Rede Globo, a RPC TV em Cascavel (Oeste do estado) será a quinta emis­­sora do Grupo Pa­rana­­ense de Comunicação (GRPCom) a receber a nova tecnologia. O in­­vestimento em adequação da estrutura, compra de equipamentos e em treinamento das equipes para a transmissão do sinal digital na cidade foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

Desde 2008, quando iniciou a implantação do sistema digital no estado, a RPC TV já investiu R$ 21 milhões. Entre todas as afiliadas à Rede Globo, a RPC TV é a emissora que tem a maior cobertura de sinal digital no Brasil.

As vantagens do sinal digital são a qualidade de imagem e de som em telas de LCD ou de plasma, e a mobilidade para assistir à programação da emissora em qualquer lugar, com a utilização de ce­­lulares, aparelhos de bolso, laptops, palmtops e tablets.

Para aproveitar os benefícios da nova tecnologia, o telespectador precisa captar o sinal digital com uma antena de UHF e levá-lo ao televisor digital. Os modelos mais recentes têm o conversor embutido (DTV), mas, caso o aparelho não o tenha, basta comprar um conversor de sinal digital externo, conhecido como set-top-box ou decodificador digital. O aparelho detecta automaticamente a RPC TV no canal 32 UHF e o identifica pelo canal virtual 10.1. O sinal analógico continua sendo sintonizado pelo canal 10.

O sinal digital da RPC TV é gratuito e o telespectador terá apenas o custo da antena de UHF e do conversor, caso o televisor não tenha o aparelho embutido.

O mercado de Cascavel foi preparado pela RPC TV para receber sinal digital. Uma equipe da emis­­sora realizou cursos para gerentes e vendedores de lojas e antenistas da cidade para repassar informações sobre o funcionamento da nova tecnologia, com o objetivo de prepará-los para esclarecer e orientar os telespectadores interessados na captação do sinal digital.

Além disso, a Central de Aten­­dimento ao Cliente (CAC) da RPC TV está realizando o aten­­dimento aos telespectadores que têm dúvidas sobre a transmissão digital.

A RPC TV foi a primeira rede de televisão do Sul do Brasil a oferecer a tecnologia de tevê digital aberta, iniciando as transmissões em Curitiba, em outubro de 2008. Em 2010, a nova tecnologia foi instalada em Londrina, Maringá e em Foz do Iguaçu, chegando agora a Cascavel.

Serviço

O telefone para atendimento aos telespectadores é (45) 3219-8040.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]