• Carregando...

Rio (AG) – Afinal de contas, a quantas anda o mercado de tecnologia no Brasil? Para saber, consultamos o presidente da consultoria IDC no Brasil, Fábio Costa. A consultoria revelou há pouco que o mercado mundial de gastos com tecnologia da informação (TI) vai crescer pelo menos 6,3% este ano. Nossos principais competidores entre os chamados países emergentes, a Índia e a China, crescerão bem mais neste item: 21% e 14%, respectivamente. E nós?

"O Brasil deve crescer 12% este ano", diz Fábio. "Entre as empresas de grande porte, 63% devem aumentar o orçamento em tecnologia e, entre as médias, 60% também devem fazê-lo. O orçamento de TI das pequenas empresas deve crescer em 53% delas."

Ele explica que apesar de as pequenas e médias empresas (a faixa das que têm entre dez e 499 funcionários) apresentarem crescimento menor, elas representam hoje 49% de todos os gastos em TI no país. As grandes empresas ficam com 43% desses gastos. São aproximadamente seis mil grandes empresas (com mais de 500 funcionários) e 420 mil pequenas e médias.

A área de TI com a maior taxa de crescimento entre nós é a de serviços. Em segundo lugar vem software e em terceiro, hardware. Isso nos torna mais capacitados para a briga com os mercados emergentes? A verdade é que há diferenças bem marcantes entre os competidores. Fábio Costa faz uma comparação inicial com a Índia.

"Quando somamos os computadores pessoais e outros hardwares como gastos de TI, temos 45% de gastos no Brasil, contra 55% de software e serviços", explica. "Na Índia, o gasto com hardware vai a 58%, o que significa que eles ainda estão investindo bastante em infra-estrutura."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]